Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILSON MEDEIROS DE OLIVEIRA

DISCENTE : EDILSON MEDEIROS DE OLIVEIRA
DATA : 11/10/2019
LOCAL: DEF/UFRN

METODOLOGIA DE ENSINO DO FUTSAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA PROPOSTA BASEADA NOS JOGOS TÁTICOS POR COMPREENSÃO

Futsal. Educação Física. Jogos táticos.

O futsal se caracteriza por ser um dos esportes mais praticados e ensinados nas escolas. Essa grande adesão se deve a grande popularidade que esta modalidade possui na sociedade brasileira. Muitas são as metodologias utilizadas pelos docentes para o ensino deste esporte. Nesse sentido, os jogos táticos por compreensão surgem como um possível método de ensino deste conteúdo. O presente trabalho possui como objetivo desenvolver uma metodologia de ensino do futsal baseada na metodologia dos jogos táticos por compreensão com estudantes do segundo ano do ensino médio. Este estudo é caracterizado como uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo e terá como base metodológica a pesquisa-ação. Serão ministradas doze aulas de futsal sob o método dos jogos táticos por compreensão em duas turmas de segundo ano do ensino médio, de uma escola pertencente a rede estadual de ensino do Ceará. A amostra é composta por 40 aluno(a)s regularmente matriculados no referido ano. Os instrumentos utilizados na pesquisa foram: a) proposta de avaliação do nível de conhecimento tático no futsal: uma referência para os esportes coletivos de autoria de Souza (1999) que tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento tático declarativo e de tomada de decisão no futsal; b) diário de campo do professor. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e está em situação de análise documental.

Presidente - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI