Banca de QUALIFICAÇÃO: CYBELE CAMARA DA SILVA

DISCENTE : CYBELE CAMARA DA SILVA
DATA : 20/09/2019
LOCAL: Sala 03 - DEF/UFRN

PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NOS ANOS INICIAIS: A ORGANIZAÇÃO E A SISTEMATIZAÇÃO CURRICULAR NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Educação Física escolar; Práticas corporais de aventura; Anos iniciais.

Atualmente temos as Práticas Corporais de Aventura (PCA) inseridas como uma das unidades temáticas da cultura de movimento no documento nacional de referência para a organização curricular da Educação Física em todo o país, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Diante desse panorama foi proposto para o currículo da rede municipal de ensino do Natal (RN) novos arranjos na distribuição das unidades temáticas ao longo do ensino fundamental, incluindo as PCA também para as turmas de 4º e 5º anos como possibilidade de experimentação dessas práticas corporais para os alunos já nos anos iniciais. Partindo deste novo arranjo temos como objetivo desta pesquisa identificar e analisar quais os limites e as potencialidades das Práticas Corporais de Aventura nos anos iniciais do ensino fundamental a partir da aplicação de uma proposta pedagógica sistematizada e contextualizada para as turmas dos 4º e 5º anos. A pesquisa terá uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação. A população é composta pelos alunos da Escola Municipal João Paulo II (Natal/RN) e como amostra teremos duas turmas, uma de 4º ano com 32 alunos, sendo 17 meninas e 15 meninos, com idades entre 9 e 10 anos e uma do 5º ano também com 32 alunos, sendo 23 meninas e 9 meninos, com idades entre 10 e 12 anos, ambas do turno matutino. Os dados serão coletados durante as aulas de Educação Física do terceiro bimestre. Como instrumento de pesquisa elaboramos um roteiro de observação e avaliação das aulas, bem como serão realizados registros de fotos e vídeos para posterior contribuição na análise dos dados, além das produções didáticas realizados pelos alunos em aulas. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrada na Plataforma Brasil sob o nº 15855419.6.0000.5537, cujo parecer é de nº 3.479.729, datado de 01 de agosto de 2019.

Interno - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1659071 - MARCIO ROMEU RIBAS DE OLIVEIRA