Banca de QUALIFICAÇÃO: EUGÊNIA MARIA GREGORIO PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUGÊNIA MARIA GREGORIO PEREIRA
DATA : 19/09/2019
HORA: 18:00
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
TÍTULO:

NOS PASSOS DA DANÇA: possibilidades na Educação Física Escolar


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Dança. Educação Física. Formação continuada. Mestrado Profissional.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Seja por questões pessoais como preferências e habilidades ou por questões de formação inicial, na atualidade o que vemos e lemos sobre a realidade da Educação Física Escolar é ainda o uso massivo, e às vezes quase exclusivo, dos esportes, sejam no formato de pequenos ou grandes jogos, ou até mesmo no modelo tradicional competitivo. Nas minhas experiências no desenvolvimento do conteúdo dança me deparei inicialmente com a resistência dos alunos em ter um conteúdo que eles nunca tiveram durante todo ensino fundamental, e consequentemente, alegavam não ter ritmo, coordenação, consideradas por eles habilidades necessárias para participar das aulas; o que sempre me levou a perguntar se não eram habilidades importantes também para os esportes, os jogos, as lutas, e demais manifestações da cultura corporal de movimento. Este projeto pretende então desenvolver uma proposta metodológica do trabalho com o conteúdo dança e apresentar as potencialidades e fragilidades das danças e atividades rítmicas para a formação integral dos discentes, e será utilizada com turmas do ensino médio em uma escola regular do ensino básico do estado do Ceará, com o objetivo de identificar possibilidades metodológicas e pedagógicas na utilização das danças e atividades rítmicas nas aulas de Educação Física no Ensino Médio e construir coletivamente com os alunos uma proposta de trabalho da unidade temática Dança. A pesquisa será realizada durante as aulas de Educação Física em uma escola da rede estadual de ensino do Ceará, localizada no município de Fortaleza, com quatro turmas do 2º Ano do Ensino Médio, cujas aulas acontecem à tarde, no turno o qual os alunos estão matriculados. Os instrumentos serão: a) plano de ação: composto pelo planejamento de 10 encontros para construção e realização da proposta; b) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; c) questionário (anexo A) sobre a vivência/experiência dos alunos com a dança, dentro e fora do ambiente escolar; d) diário de campo (anexo B) dos alunos, a ser preenchido após cada ação desta pesquisa; e) questionário (anexo C) sobre as vivências/experiências dos alunos com a dança na ação desenvolvida. Esse estudo de caráter qualitativo terá como base metodológica a pesquisa-ação. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e cadastrada na Plataforma Brasil, cujo parecer é de nº 3.479.896, datada de 01 de agosto de 2019. A mesma está de acordo com a Resolução de pesquisa com seres humanos CNS 466/12, considerando o respeito pela dignidade humana e pela especial proteção devida aos participantes das pesquisas científicas envolvendo seres humanos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS
Interno - 1149620 - JOSE PEREIRA DE MELO
Externa à Instituição - MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA - UFC
Notícia cadastrada em: 04/09/2019 20:04
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