Banca de DEFESA: NATHANY MORAIS DE SOUZA

DISCENTE : NATHANY MORAIS DE SOUZA
DATA : 14/03/2024
LOCAL: meet.google.com/wkm-dizg-gxv

SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE LUGAR EM GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA PERSPECTIVA DA MULTISSENSORIALIDADE

Ensino de Geografia; lugar; multissensorialidade; sequências didáticas.

Para a compreensão ampla e experiencial da realidade pelo ser humano é necessário o uso dos sentidos, fato que realça a multissensorialidade como uma alternativa para potencializar o processo de ensino e aprendizagem, especificamente, quanto ao ensino de Geografia. Enquanto matéria escolar, a Geografia trabalha sob a ótica do espaço vivenciado pelos agentes sociais envolvidos na Educação. Assim, nesse trabalho, o objetivo principal é desenvolver sequências didáticas para o ensino e aprendizagem do conceito de lugar em Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na perspectiva da multissensorialidade. A justificativa para a realização da pesquisa é a reduzida produção de trabalhos acerca do objeto em questão e a importância de se propor horizontes que estimulem os canais sensoriais dos estudantes quanto ao entendimento do seu espaço vivido e a definição do conceito de lugar. Para alcançar o objetivo do trabalho, adota-se a metodologia da pesquisa participante, uma vez que viabiliza a efetivação de uma interação prática com o contexto social, com destaque para a abordagem qualitativa e para a utilização de técnicas de pesquisa que possibilitem reflexões e análises. O campo da pesquisa é uma escola pública localizada na cidade de Ipueira (RN), por se tratar do lugar de vivências e de trabalho da pesquisadora. Foi analisado o ensino e aprendizagem de Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e foram testadas as sequências didáticas propostas para o processo educacional desenvolvido acerca do conceito de lugar, com a compreensão que tais sequências colaboram para a aprendizagem em Geografia de modo contextualizado e motivante, tendo-se em vista o espaço vivido e a realização ou não do mundo no lugar. Foi sublinhada a multissensorialidade mirando um processo de ensino e aprendizagem atento aos sentidos. Como resultado da pesquisa foram produzidas sequências didáticas para o ensino do lugar na perspectiva da multissensorialidade, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Na aplicação dessas sequências foram identificadas dificuldades para o trabalho com o lugar em Geografia. Ademais, a multissensorialidade foi destacada como uma alternativa para a potencialização do ensino e da aprendizagem desse conceito em Geografia.

Presidente - 1804177 - DIEGO SALOMAO CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Interno - 1804195 - GLEYDSON PINHEIRO ALBANO