Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA DE ARAÚJO

DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO BEZERRA DE ARAÚJO
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Por videoconferência

O ENSINO DA GEOGRAFIA URBANA: proposta de um livro paradidático para o estudo de Parelhas/RN

Espaço Urbano, Cidade, Ensino de Geografia, Livro Paradidático de Geografia, Parelhas/RN.

A Geografia Urbana tem como objeto de estudo a Cidade. Dessa forma, o espaço urbano é entendido como resultado da forma como a sociedade se organiza nos lugares, onde as relações de subjetividade são construídas ao longo das vivências. Esta pesquisa, enveredada pela Geografia Humanista, apoiada em pressupostos fenomenológicos e fundamentada em teóricos como Yi-Fu Tuan (1983), Carlos (2007), Pessanha (2016), Cavalcanti (2012) e Côrrea (1989), considera que a produção do espaço urbano se dá a partir de diferentes usos desencadeados por diversos agentes sociais. O interesse pelo tema surgiu devido ao número reduzido de informações atualizadas e contextualizadas para o estudo da cidade, assim como pelo intuito de contribuir com a prática pedagógica em relação ao ensino e ao estudo do espaço urbano na geografia em escala local. Elegeu-se a cidade de Parelhas/RN como base empírica para uma investigação que objetivou produzir o livro paradidático Cantos e encantos da cidade: um novo olhar sobre o espaço urbano de Parelhas/RN, no contexto do processo de produção e transformação do espaço urbano servindo de suporte teórico para a organização do mesmo em três capítulos, direcionado para o 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, que apresentam o processo de configuração do espaço urbano, ressaltando os aspectos históricos, sociais e culturais da cidade e identificando características desse estudo em uma dimensão local. A escrita deste material paradidático representa um esforço para enriquecer o ensino da Geografia Escolar, sendo um conteúdo que adquire relevância e significado para o aluno ao abordar a realidade do local onde ele vivencia suas experiências cotidianas.

Presidente - ***.855.476-** - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU
Interno - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA
Externa à Instituição - ANDRÉIA MELLO LACÉ - UnB
Notícia cadastrada em: 23/11/2023 08:18