Banca de QUALIFICAÇÃO: MICARLA SILVA DE AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MICARLA SILVA DE AZEVEDO
DATA : 03/11/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

RECURSOS DIGITAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA -MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia; Recursos digitais; Avaliação da aprendizagem; Ensino Fundamental.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Os recursos digitais têm sido tema de discussões e reflexões no contexto escolar, especialmente porque, ao assumirem posição de destaque no cotidiano dos alunos, podem contribuir para a aproximação com os conhecimentos e saberes necessários ao processo de ensino e aprendizagem. Tendo em vista essa dimensão e dado o caráter inerente da avaliação da aprendizagem nesse processo, tecemos reflexões sobre o emprego de recursos digitais para a avaliação da aprendizagem da Geografia Escolar. Considerando este encadeamento, definimos como objeto de estudo: recursos digitais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia - (Ensino Fundamental - Anos Iniciais) e como objetivo: elaborar um manual de orientações sobre o uso de recursos digitais para a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia, para utilização pelos professores do Ensino Fundamental – Anos iniciais. A questão central do estudo é averiguar: como os recursos digitais podem contribuir para a avaliação da aprendizagem em Geografia? Fundamentados na abordagem qualitativa, adotamos como procedimentos: 1) A pesquisa bibliográfica, aplicando as técnicas do estado da questão, da revisão narrativa e da revisão sistemática de literatura, sobre a avaliação da aprendizagem, apoiados em Luckesi (2005) e Coll, Martín e Onrubia (2004), sobre recursos digitais e tecnologias referenciados em Alvarenga (2018), Padilha (2016), Libânio (1998), além de outros autores encontrados a partir das técnicas adotadas. Ao que concerne o ensino de Geografia e a paisagem, categoria em destaque em um dos capítulos deste trabalho, as discussões fundamentaram-se em Nascimento e Steinke (2018), Araújo e Neto (2021), Lopez e Alvez (2019), dentre outros. 2) A pesquisa documental, se apoiou na analise de documentos que orientam a educação básica no Brasil a fim de identificar o tratamento dado aos recursos digitais e a avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia, bem como às competências e habilidades relacionadas aos conteúdos da Geografia Escolar para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, sendo estes: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1971/1996), os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997/1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Como resultados, constamos que os recursos digitais contribuem para avaliação da aprendizagem no ensino de Geografia e o uso de ferramentas digitais, como o Canva, aqui utilizado como ferramenta de experimentação, possibilita um uso didático e pedagógico que contribui para o domínio de conceitos, princípios e saberes geográficos. Os dados da investigação indicam ainda, como fragilidade, pouca produção científica sobre essa temática, que pode vir a contribuir para as práticas no âmbito do ensino de Geografia. Diante dessas constatações, o manual de orientações, pode vir a contribuir para a tomada de decisão referente ao emprego de recursos digitais na avaliação da aprendizagem do ensino de Geografia, possibilitando reflexões em torno de questões de planejamento e de prática docente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350852 - TANIA CRISTINA MEIRA GARCIA
Interno - ***.611.234-** - DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO - UFPB
Externo à Instituição - FLAVIA SPINELLI BRAGA - UERN
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 07:26
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