Banca de DEFESA: VALTER BORMAN DE MEDEIROS JUNIOR

DISCENTE : VALTER BORMAN DE MEDEIROS JUNIOR
DATA : 03/07/2023
LOCAL: Natal - Google Meet

BIOMA CAATINGA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE CARTILHA DIDÁTICO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.

Bioma Caatinga, Ensino de Geografia, Fotografias.

A temática abordada no presente estudo é inerente ao processo de ensino e aprendizagem dos objetos de conhecimento de Geografia, especificamente, ao conteúdo que se reporta aos estudos do bioma Caatinga. Ao ensinar este componente curricular, nos anos finais do Ensino Fundamental, não se conseguia identificar no material disponível, uma seleção e organização de conteúdos significativos e socialmente relevantes para serem trabalhados com os discentes. Partindo dessa problemática, surge a seguinte questão: o que fazer para que os discentes dos anos finais do ensino fundamental tenham acesso a conteúdo de sua realidade enquanto sujeitos originários da Caatinga? Assim, propusemos como objetivo de pesquisa produzir uma cartilha com imagens e informações da paisagem local, tecendo uma ponte entre as informações que se tem sobre esse espaço e o que dizem os conceitos teóricos sobre o bioma. A metodologia usada para a consecução desse objetivo, por se tratar de uma abordagem qualitativa foram: a coleta dos dados que se deu através das técnicas de aplicação de questionário semiestruturado, análise documental e pesquisa bibliográfica. Os colaboradores da pesquisa são um grupo de vinte professores de Geografia de diferentes escolas localizadas no contexto geográfico do bioma em estudo. Para abordagem conceitual dos termos como sertão, lugar, paisagem, flora e fauna, são utilizadas as discussões de Tricart (1982), Relph, (1979) Santos e Chiapeti (2011); o conceito de caatinga é dado por Alves (2007). Para a construção da cartilha, foi realizada a visita exploratória ao locus para a captação de fotografias, que, associada às pesquisas bibliográfica e documental, dão sustentação ao objeto de pesquisa. Espera-se desse modo, que o produto final possa contribuir com o ensino do bioma Caatinga a partir de uma nova compreensão de espaço, lugar, paisagem, fauna e flora, que não conseguimos encontrar nos livros didáticos de Geografia.

Presidente - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA
Interno - 3060741 - HUGO ARRUDA DE MORAIS