Banca de DEFESA: SANDRIELLY DO PRADO JUVENCIO

DISCENTE : SANDRIELLY DO PRADO JUVENCIO
DATA : 28/06/2023
LOCAL: Google Meet - Link: https://meet.google.com/fnk-sjek-knm

A ANIMAÇÃO EM STOP MOTION NO ENSINO DE GEOGRAFIA: GUIA DIDÁTICO E VÍDEO PARA A ABORDAGEM DO CONCEITO DE PAISAGEM.

Ensino Fundamental. João Câmara-RN. Animação Stop Motion. Paisagem. Geografia Escolar.

Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação da animação em Stop Motion e o ensino de Geografia. A Geografia escolar tem no uso da linguagem audiovisual, por meio das novas tecnologias, um caminho que possibilita a construção do conhecimento espacial. Para isso, a animação em Stop Motion se torna uma linguagem importante, principalmente, ao estudar o conceito de paisagem. Partindo dessa perspectiva, destacamos a questão central da presente pesquisa: Em que medida a produção do vídeo de animação em Stop Motion favorece a compreensão do conceito de paisagem? Para alcançar resultados satisfatórios, tecemos, como objetivo central, elaborar um guia didático para produção de vídeo de animação em Stop Motion, no âmbito do processo do ensino e aprendizagem do conceito de paisagem. Em razão disso, estruturamos um debate teórico centrado nos conceitos de paisagem no ensino de Geografia, linguagem audiovisual e animação em Stop Motion. Seguidamente, o percurso metodológico correspondeu à pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira. Também houve a descrição das etapas de elaboração do guia-didático para a produção do vídeo de animação em Stop Motion. Como resultado desta pesquisa, e tendo como foco os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola privada no município de João Câmara-RN, observou-se a construção de um produto educacional, intitulado ‘Guia Didático para animação em Stop Motion: aprendendo o conceito de paisagem’. Também, destacamos que a aplicação desse material resultou na elaboração de vídeos que comprovam a capacidade do uso da técnica em Stop Motion. A produção desses vídeos mostra que o uso da linguagem audiovisual é capaz de proporcionar um processo de ensino e aprendizagem eficaz, e o melhor entendimento do conceito de paisagem no ensino de Geografia escolar.

Presidente - 3060741 - HUGO ARRUDA DE MORAIS
Interna - 350836 - IONE RODRIGUES DINIZ MORAIS