Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IRAIDES RUFINO DE SALES

DISCENTE : MARIA IRAIDES RUFINO DE SALES
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Natal - Google Meet

ENGLOBAGEO: Propostas de metodologias ativas para o estudo da paisagem nas aulas de Geografia das turmas de 6º ano do Ensino Fundamental

Metodologias ativas; Ensino de Geografia; Paisagem.

O estudo e compreensão das paisagens bem como suas transformações é de grande relevância para o ensino de Geografia na educação básica. Diante das configurações educacionais exigidas pela nova BNCC é necessário que os professores tenham em mãos materiais para adequar os conteúdos do livro didático a realidade a qual os discentes estão inseridos. Entende-se que o ensino e aprendizagem em Geografia são alcançados a partir das metodologias propostas pelos professores. Estas são fundamentais na observação e investigação das diferentes situações e dos diversos fenômenos socioespaciais. Sendo assim, o este mestrado profissional tem como objetivo a produção de um manual para docentes com propostas metodológicas para as aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa metodologia é chamada de Englobageo, capaz de promover a interatividade e consequentemente a aprendizagem por meio de Jogos, vídeos, fotografias que são ferramentas muito importantes para o aprimoramento das habilidades exigidas ao componente nesta fase. Espera-se que este manual possa contribuir de forma satisfatória para as aulas de Geografia e que os estudantes possam compreender e analisar o conceito e as transformações da paisagem do seu lugar de vivência, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais prazerosos tanto para o estudante quanto para o professor. A base para o aprofundamento deste trabalho são autores como Milton Santos (1994 e 1998), Andrade (1987), Cavalcanti (2012), entre outros, além dos documentos que regem a educação no Brasil, no Ceará e no município de aplicação da pesquisa, Juazeiro do Norte, como a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e o Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC e do material estruturado produzido pela Secretaria Municipal de Educação – SEDUC do município mencionado.

Presidente - 1172876 - SILVIO BRAZ DE SOUSA
Interno - 3060741 - HUGO ARRUDA DE MORAIS
Externo à Instituição - RHERISON TYRONE SILVA ALMEIDA - UFG
Notícia cadastrada em: 06/12/2022 11:47