Banca de DEFESA: JESSIANE DANTAS FERNANDES

DISCENTE : JESSIANE DANTAS FERNANDES
DATA : 16/12/2022
LOCAL: Por videoconferência

O JOGO DE TABULEIRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma sequência didática sobre o meio ambiente do Seridó Potiguar para o Ensino Fundamental - Anos Iniciais

Ensino Fundamental de Geografia - Anos Iniciais. Jogo de Tabuleiro. Sequência didática. Seridó Potiguar.

Se somos uma totalidade integrada, o estudante necessita conhecer seu papel neste planeta considerando que a fauna e a flora não são os únicos componentes do meio ambiente. Essa premissa implica a sensibilização do aluno para a construção de um saber geográfico que ultrapasse os muros escolares e perpasse a vida em sociedade. Nesse sentido, o ponto de partida será o lugar de vivência, do qual o estudante poderá chegar a uma percepção sustentável do planeta e de sua própria existência. Considerando essa concepção de realidade, questionamos: que possibilidades metodológicas, para além das abordagens usuais, podemos ensinar e aprender lugar, região e percepção ambiental no 4º ano do Ensino Fundamental? Como trabalhar didaticamente essas categorias no Seridó Potiguar em aulas de Geografia? Qual a importância do lúdico no ensino-aprendizagem de Geografia? Como o lúdico contribui para a compreensão do bioma da Caatinga a partir de seu lugar de vivência? Esta pesquisa, a propósito, objetivou elaborar dois produtos, denominado Sequência Didática com um jogo de tabuleiro: o meio ambiente do Seridó Potiguar no Ensino Fundamental de Geografia – Anos Iniciais e o outro, Jogo de Tabuleiro Geográfico do Seridó Potiguar. A proposta produziu um jogo de tabuleiro analógico voltado para a leitura espacial do Seridó Potiguar, priorizando os problemas do desmatamento, poluição ambiental, e a aprendizagem da fauna e da flora caantigueira. Recuperamos características em construção da Geografia Escolar no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, previstas como objetos de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular do Estado do Rio Grande do Norte (DCRN), aplicáveis à região do Seridó Potiguar, como projeção para o desenvolvimento do produto. Esses fundamentos foram aliados à sondagem do nível de conhecimento dos estudantes-sujeito da pesquisa (matriculados na rede pública estadual de ensino no município de Caicó/RN), junto aos quais aplicamos a sequência e o jogo de tabuleiro. As abordagens temáticas trabalhadas foram relacionadas a preservação, degradação, paisagens, relevo, cobertura vegetal e caracterização de lugares. Percebemos que jogos proporcionam ludicidade e participação do discente no ambiente de ensino-aprendizagem, potencializando a coletividade como forma de aprender e socializar essa aprendizagem. Constatando que todas as nossas ações causam reações e impactos, sejam positivos ou negativos, estamos perante um novo olhar para a Terra, diante de indivíduos que farão a diferença a partir de sua localidade, com pequenas ações do dia a dia, construindo um espaço geográfico mais equilibrado ambientalmente. Conhecer e compreender seu lugar de vivência é também compreender a complexidade do todo (cidade, estado, país, continente e o planeta Terra).

Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Interna - ***.855.476-** - JEANE MEDEIROS SILVA - UFU
Externo ao Programa - 3247012 - DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO - UFRNExterna à Instituição - ADRIANY DE ÁVILA MELO SAMPAIO - UFU
Notícia cadastrada em: 05/12/2022 09:37