Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANA GOMES DA SILVA

DISCENTE : LUCIANA GOMES DA SILVA
DATA : 01/04/2024
LOCAL: Sala virtual
 ARTEFATOS DE DESENHO EM GEOMETRIA COMO PARTE INTEGRANTE DO PENSAMENTO E DA ATIVIDADE: UM ESTUDO SOB A LUZ DA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO

Palavras-chave: Geometria. Ensino e Aprendizagem. Teoria da Objetivação. Régua e Compasso nas aulas de Geometria

Esta pesquisa é predominantemente qualitativa, caracterizada por uma abordagem exploratória, e se concentra no ensino de um tópico de geometria. Os participantes são alunos regulamente matriculados no 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede estadual do Rio Grande do Norte, localizada na zona norte de Natal. O arcabouço teórico que fundamenta o estudo é a Teoria da Objetivação (TO), uma perspectiva de ensino e aprendizagem sociocultural. O objetivo é conduzir uma investigação sobre os modos e os caminhos pelos quais a TO pode subsidiar o ensino e aprendizado de geometria calcado no uso de instrumentos de desenho, compreendidos como artefatos culturais. Para alcançar esse propósito, serão elaboradas tarefas de construções geométricas, as quais serão realizadas por pequenos grupos de alunos e professora mediante a colaboração, discussões e reflexões. A intenção é proporcionar aos estudantes um ambiente de aprendizagem mais ético, crítico e reflexivo. A coleta de dados será realizada por meio da gravação de vídeos e áudios durante a execução das tarefas, sendo a análise baseada na abordagem semiótica e multimodalidade. O produto educacional consiste em um texto com recomendações sobre o uso do material de desenho nas aulas de geometria. Esperamos que a atividade contribua para o ensino e a aprendizagem da geometria, e para a formação dos alunos como sujeitos éticos, críticos e reflexivos.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - ***.034.864-** - KALINE ANDREZA DE FRANCA CORREIA ANDRADE - IFRN
Externo à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 13/03/2024 11:55