Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVÂNIO DA SILVA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVÂNIO DA SILVA OLIVEIRA
DATA : 06/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 51 do CCET
TÍTULO:

ENERGIA EÓLICA NO ENSINO MÉDIO: O CASO DE UMA QUESTÃO SOCIOCIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS


PALAVRAS-CHAVES:

Energia eólica; Questão Sociocientífica; Educação CTS; Ensino de Ciências


PÁGINAS: 107
RESUMO:

Temáticas contextuais, locais, regionais ou globais, têm ocupado espaço e relevância em pesquisas da área do Ensino de Ciências, desde a década de 70, a partir de discussões pautadas pelo campo de estudo das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), bem como suas implicações para as comunidades e o meio ambiente. Atreladas a esse campo, surgem as Questões Sociocientíficas (QSC), de caráter controverso ou controvertido, possibilitando ao ensino, a promoção de debates e o posicionamento de estudantes diante de temas ou temáticas polêmicas no mundo contemporâneo. Este trabalho tem como objetivo investigar percepções de estudantes sobre aspectos sociocientíficos relacionados a implantação de um parque eólico na cidade de Campo Redondo/RN, incentivando discussões críticas e argumentativas para a cidadania em torno da problemática no contexto escolar. A pesquisa será desenvolvida pelo viés metodológico de uma abordagem de natureza qualitativa e estratégia metodológica de Pesquisa participante. O público-alvo é uma turma de terceiro ano de uma escola pública da cidade de Campo Redondo/RN, contexto escolhido para o desenvolvimento desta investigação. Uma sequência didática foi elaborada e será realizada uma intervenção em sala de aula com duração de total de 8 aulas, dividida em 3 etapas didático-metodológicas. A dinâmica didático-pedagógica dos três momentos pedagógicos, a estruturação e realização de um júri simulado serão o norte da intervenção e atividades em sala de aula. Como Instrumento de coleta de dados da pesquisa, utilizaremos o questionário, diário de campo e entrevista semiestruturada, seguida de Análise de Conteúdo, para análise de produções científicas existentes sobre o tema/temática, em primeiro momento. Após a aplicação da Sequência Didática e intervenção em sala de aula, utilizaremos o método da Análise Textual Discursiva, por proporcionar aos pesquisadores condições para construção e reconstrução de ideias interpretativas, flexibilidade em seu processo categórico e metatextual, diante do tratamento de percepções, falas ou comunicações dos/as participantes da pesquisa. Pensamos, a partir desta proposta, contribuir para a construção de novas perspectivas por parte dos/as estudantes na interação com o/a professor/a, e coletivamente, construam significados e argumentos relevantes diante da temática em questão no ensino de ciências e possam atuar na escola e na comunidade como cidadãos/ãs críticos/as e participativos/as, culminando em ações e atitudes socioambientais necessárias em nossa sociedade. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interna - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Interno - 1225280 - WILSON ELMER NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 21/02/2024 12:21
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