Banca de DEFESA: BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM

DISCENTE : BRUNNA RAQUEL PASSOS DA SILVA RUBEM
DATA : 14/12/2023
LOCAL: https://meet.google.com/gwd-mvdh-mqv

A FUNÇÃO QUADRÁTICA A PARTIR DA IDEIA FUNDAMENTAL DE VARIAÇÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Função Quadrática. Variação. Modelagem matemática. Atividades Orientadoras de Ensino (AOE).

O tratamento da álgebra restringido a técnicas operacionais foi um dos motivadores iniciais deste trabalho. Ao lançar o olhar para a abordagem até então vivida no Ensino Médio do conteúdo de funções matemáticas, Função Quadrática, observa-se que este perpassa por uma abordagem em que é prioritariamente utilizado as relações e
notações de conjuntos numéricos em detrimento de uma abordagem de seus aspectos variacionais. Pela leitura do documento normativo educacional atual, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observou-se uma preocupação no desenvolvimento de ideias matemáticas fundamentais (equivalência, variação, interdependência, representação ordem, proporcionalidade e aproximação) para  converterem-se em objetos de conhecimento na escola na Educação Básica. Temos como questão orientadora de pesquisa: como a ideia fundamental de variação e análises covariacionais podem contribuir na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do ensino médio? A partir dos estudos, obtivemos como resultado dessa pesquisa de Mestrado Profissional, um Produto Educacional (PE) em formato de sequência de atividades a partir da organização didático-pedagógica das Atividades Orientadoras de Ensino (AOE) de Moura (2016). Consideramos que o nosso objetivo principal foi alcançado através da sequência didática desenvolvida e intitulada como “A Ideia Fundamental de Variação para estudo de Função Quadrática a partir de peças Lego e Cartas Uno”, em que é composta de duas tarefas investigativas que oportunizaram as discussões da aplicação e validação do produto construído, culminando assim nas análises descritivas das contribuições na aprendizagem do conceito de função quadrática de estudantes de 1ª série do Ensino Médio. Daqui vemos a relevância de nosso trabalho como potencial para reaplicação em sala de aula por docentes que possuem intenção didática de colocar os estudantes como protagonistas de sua aprendizagem e de propiciar o desenvolvimento do raciocínio matemático através de situações práticas que favoreçam a compreensão de relações funcionais matemáticas lineares e quadráticas.

Presidente - 2278641 - FABIAN ARLEY POSADA BALVIN
Interno - 1630654 - FERNANDO GUEDES CURY