Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ PAULO DANTAS AZEVEDO

DISCENTE : JOSÉ PAULO DANTAS AZEVEDO
DATA : 17/11/2023
LOCAL: Sala 51 (CCET)

Formação socioambiental de estudantes autistas por meio de uma Unidade Didática Multiestratégica baseada no Desenho Universal para a Aprendizagem e na perspectiva freiriana de ensino

Transtorno do Espectro Autista; Educação Inclusiva; Educação em Ciências; Investigação Temática Freiriana; Ciência, Tecnologia, Sociedade.

As demandas sociocomunicativas, cognitivas e sensoriais dos/as alunos/as diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista nem sempre são consideradas na implementação do currículo regular. No caso da componente curricular de Ciências, essa tendência é atribuída a limitações que muitos desses/as educandos/as apresentam na transposição da linguagem científica para o cotidiano, o que requer a compreensão de analogias, metáforas e conceitos abstratos contidos em textos científicos e a lacunas no campo da formação de professores. Um currículo com abordagem temática pode contextualizar social e historicamente o desenvolvimento didático e a aprendizagem de conceitos e tornar o conteúdo mais significativo para os/as estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio do diálogo e da problematização de situações que surgem das suas próprias realidades. Por isso, acreditamos que uma abordagem a partir de temas que emergem da realidade dos/as alunos/as, problematizando as inter-relações ciência, tecnologia e sociedade, favorece a aprendizagem contextualizada de conceitos das Ciências da Natureza. A Educação em Ciências deve ser voltada à formação de sujeitos críticos e reflexivos, à preparação para a ação e a participação social. Com essa finalidade, nesta dissertação, propomo-nos a investigar como a Abordagem Temática Freiriana, os pressupostos do campo de estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade e as diretrizes do Desenho Universal para a Aprendizagem podem ser utilizados para a construção de conteúdo programático da disciplina de Ciências em uma turma regular do 7º ano do Ensino Fundamental, em uma escola privada do município de Ceará-Mirim/RN. Por meio de uma abordagem qualitativa, na Investigação Temática Freiriana utilizamos o levantamento de dados, a observação, a análise documental e entrevistas semiestruturadas. Dessa investigação, as vulnerabilidades socioambientais emergiram como tema gerador. Com base na ITF e no tema gerador, elaboramos como produto educacional uma Unidade Didática Multiestratégica para o ensino contextualizado dos conceitos de efeito estufa, camada de ozônio e alterações atmosféricas. Para a análise dos resultados lançamos mão da Análise Textual Discursiva. A fala dos/as educandos/as durante a ITF se remete a uma preocupação com as vulnerabilidades socioambientais decorrentes da queima da palha da cana-de-açúcar pela agroindústria canavieira instalada no município, o que nos levou a construir uma ação referente a uma política pública municipal que afeta direta a comunidade escolar, o Plano Municipal Ambiental. A aplicação do produto educacional ocorrerá nos meses de novembro e dezembro de 2023.

Presidente - 1753033 - CARLA GIOVANA CABRAL
Interna - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES