Banca de DEFESA: DJAILSON FERREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DJAILSON FERREIRA DE LIMA
DATA : 30/10/2023
HORA: 09:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

MEDIDAS DE VOLUME E CAPACIDADE: UM ESTUDO SOBRE A CAPTAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DA ÁGUA NA REGIÃO DE MACAU


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Medidas de capacidade e volume. Teoria da Objetivação. Captação Distribuição e uso da água. Ensino e aprendizagem de matemática na escola básica.


PÁGINAS: 119
RESUMO:

O intuito desta pesquisa é investigar, a partir da Teoria da Objetivação, com tarefas que tem como temática a captação, distribuição e uso da água na região de Macau/RN e tópico de geometria espacial para o cálculo de volumes podem, numa intervenção com alunos do 3º ano do ensino médio, gerar processos de tomada de consciência. Como teoria educativa adotamos a teoria da objetivação, de autoria do pesquisador e educador Luiz Radford. A região a qual foi realizado o estudo está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Embasamos nossa pesquisa na exploração de fontes documentais escritas (jornais, livros sobre a história da cidade e região), fontes iconográficas (fotos e imagens) e orais (testemunhos de agentes envolvidos diretamente no processo de captação e distribuição da água que nessa pesquisa preferiram que não fossem identificados). O produto educacional resultante do estudo consiste em um livro paradidático que tem como título ―Memórias do menino do Semiárido‖ que descreve como se desenrolava o dia a dia de um morador da região às voltas com a falta de água. A narrativa é levada a desenvolver leituras sobre a região, bem como realizar atividades cuja temática gira em torno da captação, distribuição, armazenamento e uso da Água. Neste sentido, pretendeu-se ajudar na reflexão sobre a importância da gestão dos recursos hídricos. A teoria da objetivação (TO) participa em várias instâncias do projeto: na preparação das tarefas, na didática de sala de aula, na fase de coleta dos dados e no processo de tratamento dos dados. As tarefas do Livro paradidático envolvem Geometria Espacial, relacionada à situação vivenciada pelos alunos da região abordada, abrangendo o cálculo de medidas de volumes e capacidade, visando integrar a teoria à prática, além de se ater a atividades que enfoquem o uso racional da água através de situações problemas que envolvam variáveis como: números de integrantes, consumo per capita, precipitação pluviométrica da região. Nosso produto foi aplicado numa turma de 3º ano de ensino médio de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Macau-RN. Observamos que o processo de ensino-aprendizagem proporcionou uma gradual tomada de consciência, tendo como suporte as realizações das tarefas desenvolvidas como parte da atividade no labor conjunto realizadas no ambiente de uma sala de aula, que terá como ganho uma tomada de conscientização e sensibilização dos estudantes quanto ao uso e descarte da água. 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES - UFRNExterna à Instituição - LIGIA ARANTES SAD - IFES
Externo à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 10/10/2023 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao