Banca de DEFESA: CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES

DISCENTE : CARMEM MARIA DA ROCHA FERNANDES
DATA : 27/09/2023
LOCAL: meet.google.com/vvn-wove-jhq

O TEMA CICLO SONO-VIGÍLIA PARA APRENDIZAGEM DO SISTEMA NERVOSO NO ENSINO MÉDIO.

Ciclo sono-vigília. Sequência didática. Sistema nervoso.

Os ritmos biológicos são manifestações rítmicas que os seres vivos exercem. Essas manifestações podem ser classificadas em ritmos circadianos, infradianos e ultradianos, a partir de parâmetros temporais obtidos em observações das características temporais e por método estatístico interferencial com o objetivo de analisar os ritmos no nível molecular, celular, tecidos, órgãos, indivíduo e populações. Os sistemas de temporização internos (endógenos), que são regulados pelo ambiente são mecanismos que oscilam de modo regular, os quais alteram os sistemas biológicos, configurando-se como um ritmo biológico. Os ritmos que desempenham ciclos temporais com uma duração de cerca de 24 horas são chamados circadianos, um exemplo de ritmo circadiano é o Ciclo Sono-Vigília. Apesar dos ritmos biológicos serem objetos de estudo da cronobiologia, essa ciência não está tão explícita nos conteúdos do ensino médio. Desse modo, a abordagem de conteúdos de fisiologia humana como o sistema nervoso contextualizado com o ciclo sono-vigília, junto às dificuldades apresentadas pelos alunos durante as aulas sobre o sistema nervoso, apresenta-se como uma possibilidade de proposta de ensino, cujo objetivo é analisar as contribuições da aplicação de uma sequência didática no processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o tema ciclo sono-vigília e ritmos biológicos e suas relações com os conteúdos do sistema nervoso. As atividades da pesquisa foram aplicadas em uma turma de 3ª série do ensino médio durante as aulas de biologia. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, com procedimentos à luz da observação participante e utilizou a análise de conteúdo e o teste T como instrumentos de análise de dados obtidos por questionários. Os resultados obtidos evidenciaram que a sequência didática desenvolvida se mostrou como um recurso didático eficaz que contribuiu na aprendizagem dos alunos sobre a integração dos conteúdos ciclo sono-vigília e sistema nervoso. O desenvolvimento e aplicação das atividades constituintes da sequência didática possibilitaram a elaboração do produto educacional - Trabalhando o sistema nervoso no ensino médio, por meio do ciclo sono-vigília.

Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA