Banca de DEFESA: ILLANY ROSSELLINI BEZERRA DA SILVA

DISCENTE : ILLANY ROSSELLINI BEZERRA DA SILVA
DATA : 21/09/2023
LOCAL: meet.google.com/aug-owmx-jfo

COMO FUNCIONAM OS ÓCULOS? - OS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS E A IMPRESSÃO EM 3D COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE ÓPTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Ensino de Ciências. Óptica. Lentes corretivas. 3 Momentos Pedagógicos.

Os óculos são ferramentas de extrema importância para quem os utiliza. As lentes, presentes nos óculos, são estruturas que compõem também as câmeras fotográficas digitais, smartphones e, de certa forma, também os nossos olhos. O estudo da visão humana e das lentes corretivas foi adotado recentemente como objeto de conhecimento para o 6º ano do ensino fundamental pela Base Nacional Curricular Comum – BNCC, objeto de conhecimento este que antes era trabalhado apenas no ensino médio. Apesar de estarem bastante presentes em nossa realidade, a compreensão a respeito do funcionamento das lentes, dos problemas de visão que as fazem necessárias e até mesmo da estrutura do olho humano, ainda é desafiadora, principalmente com crianças e pré-adolescentes que estão desenvolvendo a capacidade de abstração. Como forma de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem de óptica no 6º ano do ensino fundamental, aproximando temas do cotidiano dos estudantes ao que é trabalhado em sala de aula, foi um produto educacional baseado nos 3 Momentos Pedagógicos (3MP): Problematização Inicial; Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento, aliado à práticas que buscam estimular a empatia, a criatividade e o desenvolvimento de um modelo de olho em 3D. A partir da primeira aplicação e análise dos resultados deste produto, algumas modificações foram feitas e um novo produto educacional foi criado levando em consideração, além dos aspectos anteriormente citados, fatores como limitação de recursos e de estrutura. Tal abordagem dialógico-problematizadora, demonstrou-se bastante interessante para trabalhar, de forma mais atrativa e concreta, os conceitos e abstrações necessários à compreensão da captação das imagens pelo olho humano, o que causa os problemas de visão e a forma como as lentes os corrigem, estimulando habilidades criativas e socioemocionais dos estudantes. A partir dela foi possível perceber uma real melhora na percepção dos alunos com relação ao funcionamento das lentes e como elas corrigem cada um dos problemas de visão estudados, problemas estes que eram, outrora, até desconhecidos dos discentes. Além disso, percebeu-se também melhora significativa na compreensão das estruturas oculares e suas respectivas funções na captação da luz. Por fim, além de apresentar estratégias para trabalhar o ensino de Óptica, esta pesquisa abre caminhos para a discussão de como objetos de conhecimento com maior grau de complexidade são recebidos por alunos e professores do 6º ano.

Presidente - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES
Interno - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO