Banca de QUALIFICAÇÃO: PEROLA DIANA GOMES FELIPE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEROLA DIANA GOMES FELIPE
DATA : 15/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Link da videochamada: https://meet.google.com/fsq-pkbc-nov
TÍTULO:

Matemática de al-Biruni a partir do documento Canon Casudicus: uma produção de Histórias em Quadrinhos


PALAVRAS-CHAVES:

Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais, Comprimento do raio da Terra, al-Biruni, História em Quadrinhos, Produto Educacional.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

A presente dissertação de mestrado culmina na produção de um Produto Educacional (PE) fundamentado em pesquisas que tratam da Aliança entre História da Matemática (HM) e Tecnologias Digitais (TD) via Histórias em Quadrinhos (HQ), cujo intuito é responder a seguinte questão foco: Que elementos desenvolvidos no cálculo do comprimento da Terra por al-Biruni podem ser usados em uma proposta de Aliança entre História da Matemática e Tecnologias Digitais via Histórias em Quadrinhos? Para auxiliar na questão foco, o objetivo geral é realizar um estudo histórico-matemático sobre como foi descrito o cálculo da medida da circunferência da Terra calculada por al-Biruni por meio dos seus escritos no documento Canon Masudicus, de maneira a desenvolver um Produto Educacional pautado na Aliança firmada entre História da Matemática com as Tecnologias Digitais. Para tanto, vamos nos valer de alguns objetivos específicos para nos nortear, são eles: entrelaçãr elementos do contexto da matemática islâmica medieval via biografia de al-Biruni e a partir do documento Canon Masudicus; realizar apreciação geral do documento Canon Masudicus de al-Biruni selecionando a parte que trata dos cálculos do comprimento do raio da Terra; traduzir e estudar a parte selecionada do documento; organizar conexões sobre a Aliança formada pelo uso da História da Matemática no Ensino, em conjunto com os respaldos das Tecnologias Digitais via História em Quadrinhos; criar um Produto Educacional de Histórias em Quadrinhos mediante elementos do estudo do documento Canon Masudicus que exploram informação sobre o cálculo do comprimento da circunferência da Terra realizado por al-Biruni. A pesquisa está respaldada em uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e documental. O Produto Educacional consiste em parte de uma proposta didática com uma HQ digital que aborda produção de conhecimento supracitado e será disponibilizada em especial para professores levarem para sala de aula.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3331328 - GISELLE COSTA DE SOUSA
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES - UFRNExterno à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 15:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao