Banca de QUALIFICAÇÃO: DJAILSON FERREIRA DE LIMA

DISCENTE : DJAILSON FERREIRA DE LIMA
DATA : 07/07/2023
LOCAL: Sala 51 do CCET

MEDIDAS DE VOLUME E CAPACIDADE: UM ESTUDO SOBRE A CAPTAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E USO DA ÁGUA NA REGIÃO DE MACAU

Palavras-chave: Medidas de capacidade e volume. Teoria da Objetivação. Captação Distribuição e uso da água. Ensino e aprendizagem de matemática na escola básica.

O trabalho aqui apresentado tem como finalidade propor um modo de tratar do cálculo de volume e capacidade tendo como contexto o tema da captação, distribuição e uso da água potável na região de Macau. Como teoria educativa adotamos a teoria da objetivação, de autoria do Professor Luiz Radford. O estudo foca no emprego de fórmulas geométricas para calcular das frequentes crises no abastecimento de água causadas qua se acentua nos períodos precipitações pluviométricas o menos intensas. Essa região está localizada numa área em que as chuvas ocorrem poucas vezes durante o ano. Para a condução de nossa proposta realizamos pesquisa de cunho qualitativa, dando ênfase a pesquisa documental e bibliográfica reunindo dados sobre a captação e distribuição da água. O produto educacional resultante do estudo consiste em um caderno com tarefas cuja temática gira em torno da captação, distribuição, armazenamento e uso da água. A teoria da objetivação (TO) participa em várias instâncias do projeto: na preparação das tarefas, na didática de sala de aula, na fase de coleta dos dados e na fase de tratamento dos dados. As tarefas do caderno envolvem Geometria Espacial relacionada à situação vivenciada pelos alunos dessa região abordada, abrangendo o cálculo de medidas de volumes e capacidade, visando integrar a teoria à prática, além de se ater a atividades que enfoquem o uso racional da água através de situações problemas que envolvam variáveis como: números de integrantes, consumo per capita, precipitação pluviométrica da região. Nosso produto será aplicado numa turma de 3º ano de ensino médio de uma turma da rede estadual de ensino da cidade de Macau/Rn.

Presidente - 1169920 - BERNADETE BARBOSA MOREY
Externa ao Programa - 2009206 - MARIA MARONI LOPES - UFRNExterno à Instituição - SEVERINO CARLOS GOMES - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/06/2023 11:03