Banca de QUALIFICAÇÃO: THIAGO DE ARAUJO PAULA

DISCENTE : THIAGO DE ARAUJO PAULA
DATA : 24/04/2024
LOCAL: Sala 4 - ECT

Física Moderna e Natureza da Ciência no Ensino Médio: um blog sobre controvérsias científicas e os experimentos de Michelson-Morley-Miller

Experimentos de Michelson-Morley-Miller, Controvérsias Científicas, Interferômetro; Éter; Natureza da Ciência

Há um amplo consenso na comunidade acadêmica de que o Ensino de Ciências deve transcender a mera transmissão de conhecimentos científicos específicos e buscar, primordialmente, a alfabetização científica dos estudantes. Em vez de se limitar a uma lista de fatos e conceitos a serem memorizados de forma instrumental, o Ensino de Ciências deve buscar capacitar os alunos a compreender os processos, métodos e raciocínios fundamentais da Ciência, de modo que a inserção da temática de Natureza da Ciência se torna indispensável. A abordagem dessa temática visa desenvolver habilidades críticas de pensamento, capacidade de análise e julgamento informado, preparando os estudantes para enfrentar os desafios complexos e multifacetados do mundo contemporâneo. Desta forma, um ensino de Ciências que promulgue visões mais complexas acerca de Ciência desempenha um papel crucial na formação do cidadão ativo em uma democracia, pois corrobora para o desenvolvimento de uma compreensão crítica do mundo que nos cerca. A abordagem utilizada neste trabalho consiste no uso didático da História da Ciência, a partir de uma historiografia bem fundamentada, a fim de abordar o tópico “controvérsias científicas”, como parte da temática Natureza da Ciência. Particularmente, escolhemos o episódio histórico relacionado aos experimentos realizados por Albert Abraham Michelson (1852-1931), Edward Williams Morley (1838-1923) e Dayton Clarence Miller (1866-1941) para detectar o movimento da Terra em relação ao éter luminífero. A escolha deste episódio da História da Física se justifica, pois este proporciona não apenas um excelente caso para se estudar sobre questões relacionadas às controvérsias na Ciência, como também a inclusão de tópicos de Física Moderna no ensino básico, algo que goza de amplo apoio na literatura acadêmica. Diante destes pontos, bem como reconhecendo o potencial que ferramentas tecnológicas podem oferecer para o ensino, o presente trabalho propõe como Produto Educacional um blog contendo postagens sobre controvérsias científicas e o episódio histórico selecionado. Este Produto Educacional será aplicado em uma sequência didática no contexto da Educação Básica.

Presidente - 1645641 - JULIANA MESQUITA HIDALGO FERREIRA
Interno - 1879244 - LEANDRO IBIAPINA BEVILAQUA