PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: PAULO DARLEY SÁ DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PAULO DARLEY SÁ DE OLIVEIRA
DATA : 13/09/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CCET-UFRN
TÍTULO:

PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA PLATAFORMA YOUTUBE COMO ESTRATÉGIA PARA  APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE OS ELEMENTOS QUÍMICOS  


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Química. Aprendizagem Colaborativa. Tecnologias de Informação e Comunicação. Elementos Químicos


PÁGINAS: 119
RESUMO:

Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional a ser utilizado no ensino de química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos da Tabela Periódica”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo.  O produto consiste de um Manual de Apoio Pedagógico, voltado para utilização das tecnologias de Informação e Comunicação, associadas a metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto Sócio Interacionista. Para tanto, utilizando como parâmetro metodológico a denominada pesquisa qualitativa, tendo com sujeito alunos uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira destinou-se a sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização com a exibição de alguns materiais análogos já existentes da internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a experiência de observação e acompanhamento, analisamos elementos suficientes para a concepção do produto educacional efetivo, que fosse significativo para os professores de química, dinâmico e prático para sua utilização.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Interna - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Externo à Instituição - FRANCIGLAUBER SILVA BEZERRA - UECE
Notícia cadastrada em: 03/09/2019 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao