PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Téléphone/Extension: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de DEFESA: ADRIANO CESAR JERONIMO DA COSTA

DISCENTE : ADRIANO CESAR JERONIMO DA COSTA
DATA : 02/08/2019
LOCAL: Auditório do CCET

ENSINO HÍBRIDO EM FOCO: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS.

Ensino de Química. Funções Orgânicas Oxigenadas. Ensino Híbrido.Aprendizagem Invertida. Instrução por pares. Colaboração.TDIC. Aprendizagem Ativa. Mediação.

A educação do século 21 tem mudado devido ao uso de metodologias que, agregadas as tecnologias digitais, contribui para a melhoria do ensino. O Ensino Híbrido é uma tendência onde o ensino é apresentado de forma online e presencial, integrando as TDIC’s para se obter uma melhor participação dos alunos nas aulas. Neste trabalho, mostramos como desenvolver uma sequência de aulas voltada para o ensino de funções orgânicas oxigenadas, utilizando o modelo apresentado anteriormente, combinado à estratégias de aprendizagem invertida, instrução por pares e ferramentas digitais. O estudo foi realizado em uma turma da 3ª Série do Ensino Médio de uma escola pública estadual na cidade de Mataraca-PB. Utilizou-se a observação participante como metodologia de investigação qualitativa, para examinar e analisar o comportamento e desempenho, advindos do engagamento e das impressões dos alunos para com a estratégia apresentada, visandocompreender os resultados com profundidade. Foi utilizada a ferramenta digital Google Sala de Aula com o propósito defazer com que os alunos desenvolvessem estudos prévios do conteúdo aprendido por meio de videoaulas de autoria própria, hospedadas no YouTubeTMe de atividades presenciais diversas, colaborando mediante aprendizado em grupos. No momento presencial as atividades foram palavras cruzadas, questionários com exercícios de aplicação e construtor de moléculas, além de utilização do aplicativo Plickers para conduzir a instrução por pares e do Socrative para revisão dos conteúdos vistos em sala. Como resultado destas atividades, as discussões entre os alunos tornaram-se mais independentes do professor, e eles passaram a compartilhar entre si seus próprios métodos de aprendizagem do conteúdo estudado e contribuindo, coletivamente, para construir o próprio conhecimento. Os alunos puderam, por meio das aulas online e os exercícios em sala, com o auxílio das TDIC’s, relatar de forma positiva o modelo do Ensino Híbrido com aprendizagem invertida e instrução por pares, mostrando que é uma estratégia que aliada ao ensino, permite os alunos criarem espaços de interação e compreensão dos conteúdos abordados de forma mais independente e ativa, sendo motivados a enriquecer os momentos presenciais com trocas de conhecimento e experiências, rompendo as barreiras do ensino para atender as necessidades de uma geração conectada. O produto educacional gerado é destinado a professores do Ensino Médio na forma de manual de instruções que os auxilia no desenvolvimento deste modelo de ensino.

Externo à Instituição - CLAUDIO GABRIEL LIMA JÚNIOR - UFPB
Presidente - 1804952 - FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA