Banca de QUALIFICAÇÃO: REBECKA DE FRANÇA

DISCENTE : REBECKA DE FRANÇA
DATA : 15/10/2021

Cartografia dos ritmos: a regionalização do Brasil através da música

Ludicidade, músicas, cultura, cartografia

Diferentes metodologias para o ensino de geografia, geralmente articuladas às artes, costumam resultar em respostas positivas quanto à compreensão de conteúdos geográficos. As concepções teórico-metodológicas da geografia têm se reformulado acompanhando as transformações que surgem com novas propostas, no sentido da expansão da compreensão do espaço geográfico, corroborando com novas estratégias de ensino e com metodologias diversificadas. Como proposta desta dissertação, pretende-se produzir uma cartografia que utilize como referência músicas brasileiras, como uma ferramenta circunstancial atrelada a um jogo. Desta forma, abordamos experiências de uso dessa proposta no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino superior, enquanto táticas de lecionar o conteúdo de regionalização do Brasil em diferentes níveis de instrução escolar. Utilizamos um referencial teórico aliado às concepções de uma geografia cultural-humanista que revelam possibilidades de compressão do espaço geográfico pelas sensações a ele inerentes. Como objetivo central pretende-se descrever a estratégia pedagógica intitulada “Cartografia dos Ritmos Brasileiros: A Regionalização do Brasil através da Música”, aguçando a audição no sentido da percepção de temas secundários entoados nos versos das músicas, tais como: relevo, clima, vegetação, hidrografia, população, regionalidades, multiculturalismos, gírias entre outros. Como recursos metodológicos, a pesquisa considerou uma abordagem qualitativa e bibliográfica em sua parte inicial e utilizou a pesquisa-ação, juntamente com o ensino lúdico, gerando a sensação de que a aprendizagem acontece de modo recreativo.

Presidente - 1777712 - ALESSANDRO DOZENA
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS