Banca de DEFESA: TELMA RÉGIA BEZERRA SALES DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TELMA RÉGIA BEZERRA SALES DE QUEIROZ
DATA : 10/04/2024
HORA: 11:30
LOCAL: Ambiente virtual (Google Meet)
TÍTULO:

MELHORIA DA QUALIDADE DE SERVIÇO DE PATOLOGIA CERVICAL EM UNIDADE DE REFERÊNCIA SECUNDÁRIA DO ESTADO DO CEARÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da Qualidade Total; Prevenção Secundária; Margens de Excisão; Neoplasia do Colo do Útero; Indicadores de Qualidade. 


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Introdução: O câncer cervical representa a segunda maior incidência de neoplasia maligna entre as mulheres no Estado do Ceará. O acesso ao diagnóstico e tratamento qualificado concorrem para a prevenção e o controle efetivo desse agravo. Em 2021 foi iniciado um programa de melhoria da qualidade no serviço de patologia cervical do Instituto de Prevenção do Câncer, unidade estadual de referência secundária para prevenção e detecção precoce do câncer do colo uterino, endométrio, mama e pele. Objetivo: Realizar um Ciclo de Melhoria da qualidade no serviço de atenção a mulheres com suspeita de câncer cervical. Metodologia: Estudo quase-experimental de avaliação do nível de qualidade do serviço, antes e após a intervenção. O Ciclo de Melhoria seguiu as etapas de Identificação e Análise da oportunidade de melhoria (OM), utilizando as técnicas de Brainstorm, Grupo nominal, Matriz de priorização e Diagrama de Ishikawa. Foram definidos cinco critérios (C) de qualidade: C1 - Tempo de espera para exérese de lesões precursoras. C2 - Margens cirúrgicas livres de neoplasia. C3 - Primeiro seguimento até 6 meses após a exérese de lesões precursoras. C4 - Encaminhamento em até 30 dias após diagnóstico de lesões invasivas. C5 - Percentual de promotores do serviço (satisfação das usuárias). A avaliação inicial foi retrospectiva, utilizando dados do primeiro semestre de 2021 a partir de relatórios do laboratório de anatomia patológica e do sistema Ars Vitae de prontuário eletrônico. A Intervenção ocorreu no segundo semestre de 2021, usando as técnicas dos Diagramas de Afinidades e de Gantt, com foco nas dimensões de oportunidade (acesso), qualidade técnico-científica e satisfação. A avaliação pósintervenção utilizou os dados do primeiro semestre de 2022. A análise dos dados envolveu os cálculos dos níveis de cumprimento dos critérios nas duas avaliações, e dos Intervalo de Confiança a 95%, além da estimativa das melhorias absolutas e relativas nos cumprimentos de cada critério e da significância estatística das diferenças encontradas. A análise utilizou ainda o Diagrama de Pareto antes-depois da intervenção. Resultados: Os níveis de cumprimento de cada critério nas duas avaliações foram respectivamente: C1: 75,0 (IC 95% ± 7,0) e 93,0 (IC 95% ± 6,0) (p= 0,005). C2: 40,0 (IC 95% ± 8,0) e 62,0 (IC 95% ±10,0) (p= 0,007). C3: 29,0 (IC 95% ± 9,0) e 31,0 (IC 95% ±10,0) (p=0,59). C4: 86,0 e 87,0 (p= 0,55). C5: 94,0 (IC 95% ± 7,0) e 94,0 (IC 95% ± 8,5) (p=0,5). Para o critério C4 n=N. A análise com Diagrama de Pareto demonstrou que os critérios C2 e C3 corresponderam a 77% e a 84,6% do total de não conformidades, na primeira e segunda avaliação, respectivamente. A avaliação inicial identificou irregularidades nas ações do serviço, com falhas na regulação interna e externa das pacientes, na padronização de condutas, na integração das equipes e no monitoramento. Após a intervenção foi observada melhora significativa dos critérios C1 e C2. No caso de C4 e C5 não houve diferença entre as duas avaliações, porém os níveis de cumprimento mantiveram-se elevados. Não foi observada melhora com significância estatística no nível de cumprimento de C3. Conclusões: A capacitação das equipes, com uso de metodologias participativas, voltadas para a aprendizagem significativa e para um trabalho interprofissional, bem como a criação do Núcleo de Regulação, foram elementos essenciais para o êxito da intervenção. Para elevação dos níveis de cumprimento de C3 é necessário o aumento de profissionais médicos, a elaboração e revisão de protocolos e a melhoria contínua dos processos dos setores de regulação e agendamento de consultas. Para manter as melhorias alcançadas devem-se priorizar ações de educação permanente e de monitoramento. 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1195933 - ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA
Externa à Instituição - JULIANA FLORINDA DE MENDONCA REGO
Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 10:54
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