Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA KELCE MATIAS MACHADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA KELCE MATIAS MACHADO
DATA : 28/09/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA PARA  REDUÇÃO DO RUÍDO EM UNIDADE DE CUIDADOS INTENSIVOS NO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA



PALAVRAS-CHAVES:

Melhoria da Qualidade, Fadiga de Alarmes do Pessoal de Saúde, Alarmes Clínicos, Serviço Hospitalar de Emergência, Segurança do Paciente. 


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Introdução: A unidade de cuidados intensivos do serviço de emergência apresenta ruídos de inúmeras fontes, como a conversa entre os profissionais, estudantes e o funcionamento de diversos aparelhos, com alarmes sendo acionados costumeiramente, o que influencia na poluição sonora do ambiente e na diminuição da concentração, contribuindo para irritabilidade e estresse dos profissionais. Dessa forma, a fadiga de alarmes, surge como uma dessensibilização na percepção dos sinais sonoros, devido à exposição ao excesso de alarmes, levando ao aumento do tempo resposta do profissional de saúde. Objetivo: Desenvolver ciclo de melhoria junto à equipe multiprofissional para a redução de ruído em Unidade de Cuidados Intensivos no Serviço de Emergência Adulta. Metodologia: Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, do tipo quase-experimental, tipo antes e depois, sem grupo controle, através da aplicação de ciclos de melhoria da qualidade com análise do problema, identificação da oportunidade de melhoria, seleção das intervenções, avaliação da melhoria e monitoramento. O estudo ocorrerá em uma Unidade de Cuidados Intensivos, no Serviço de Emergência de um hospital terciário do interior do Ceará, com previsão para implementação das intervenções no período de dezembro de 2023 a maio de 2024, após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados preliminares: Para definição da Oportunidade de melhoria aplicou-se a técnica Brainstorming, em que foram elencados sete grupos temáticos. A equipe de melhoria definiu o Grupo temático a ser priorizado, Grupo Organização e Silêncio. Em seguida, utilizou-se a matriz de priorização, em que foi definida a necessidade de trabalhar a diminuição da poluição sonora no setor. De acordo com o que foi colocado pelo grupo, as causas e subcausas foram dispostas no formato de Diagrama de Ishikawa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.321.701-** - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - UECE
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Interna - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Externa ao Programa - 2553720 - KATIA REGINA BARROS RIBEIRO - UFRN
Notícia cadastrada em: 16/09/2023 12:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao