Banca de DEFESA: ROSEMEIRE ANDREATTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSEMEIRE ANDREATTA
DATA : 28/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

MELHORIA DAS MEDIDAS PREVENTIVAS DE INFECÇÃO DE SÍTIO CIRÚRGICO EM CESARIANAS EM UM HOSPITAL PÚBLICO DE ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Ciclo de Melhoria da Qualidade; Infecção de Sítio Cirúrgico; Cirurgia Cesariana


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Introdução: O Brasil apresenta altas taxas de parto por meio de cirurgia cesariana, porém, uma das consequências negativas frequentes é a infecção de sítio cirúrgico (ISC). Essa complicação acarreta internações hospitalares prolongadas, dificulta o estabelecimento do vínculo entre mãe e recém-nascido e gera custos adicionais para o sistema de saúde.

Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção na taxa de ISC após cesarianas em um hospital público de ensino.

Método: O estudo foi realizado no Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, referência em gestação de alto risco. Em 2021, cerca de 70% dos partos realizados foram cesarianas, totalizando 706 partos. O estudo foi quase-experimental misto, utilizando análises antes e depois e de série temporal, sem grupo controle. Para avaliar a qualidade da prevenção de ISC, utilizou-se oito critérios de qualidade (sete de processos para monitorar a adesão as boas práticas recomendadas pela literatura e um de resultado para monitorar a taxa de ISC). A intervenção para melhorar a qualidade foi multifacetada, participativa e baseada na análise das principais causas do problema, incluindo os resultados da avaliação inicial da qualidade. O período de implementação das intervenções foi de maio de 2022 a março de 2023. Para analisar o contexto e medir a chance de sucesso do projeto utilizou-se a ferramenta MUSIQ, Model for Understanding Success in Quality. Após as intervenções, reavaliou-se os critérios e realizou-se análises para calcular as estimativas pontuais da conformidade dos critérios, além da avaliação da melhoria absoluta e relativa. A significância estatística foi testada utilizando o teste unilateral do valor de z e os resultados foram apresentados em gráficos de pareto.

Resultados: Após a intervenção, observou-se melhoria significativa em cinco dos sete critérios de processos para monitorar a adesão as boas práticas. Os maiores ganhos foram observados nos critérios: curativo adequado, que apresentou melhoria relativa de 95%; antissepsia cirúrgica da pele com solução degermante adequada, alcançou melhoria absoluta de 63% e relativa de 83%; e tricotomia adequada com uma melhoria absoluta de 49% e relativa de 51%. Essas melhorias configuram uma mudança de padrão com um valor p<0,001 para os três critérios. Quanto ao critério de resultados foi obtido uma melhora na precisão da taxa de ISC, ao aumentar a taxa de busca ativa de cesarianas pós alta de 63% para 93%.

Conclusões: O estudo comprovou a importância da abordagem do ciclo de melhoria em conjunto com a ciência da melhoria para impulsionar transformações significativas no contexto, resultando em maior envolvimento das pessoas, aprimoramento do trabalho em equipe, maior adesão às práticas recomendadas e a capacidade de alavancar melhores resultados para a segurança dos pacientes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Interna - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Externa à Instituição - HEIKO THEREZA SANTANA - ANVISA
Notícia cadastrada em: 29/08/2023 21:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao