Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILANE DE MELO OLIVEIRA

DISCENTE : LEILANE DE MELO OLIVEIRA
DATA : 30/09/2021
LOCAL: Em ambiente virtual

AVALIAÇÃO DA ADESÃO AO PREENCHIMENTO DA LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA O PARTO SEGURO NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANA BEZERRA

Segurança do Paciente; Lista de Verificação; Trabalho de Parto.

Introdução: A morbimortalidade materna e neonatal ainda é considerada um problema de saúde pública em nível global. A qualificação da assistência ao parto é fundamental para a diminuição desses indicadores. Um dos meios utilizados para padronizar e promover boas práticas é através da Lista de Verificação para o Parto Seguro (LVPS), beneficiando o binômio do internamento à alta hospitalar. Objetivo: Avaliar a efetividade da implementação de um ciclo de melhoria na adesão ao preenchimento da LVPS no Hospital Universitário Ana Bezerra. Metodologia: Trata-se de um estudo quase-experimental do tipo antes-depois, sem grupo controle, tendo abordagem quantitativa, utilizando um ciclo de melhoria interno da qualidade que busca avaliar o nível da qualidade na adesão ao preenchimento da LVPS. Ademais, calculando indicadores de boas práticas e eventos adversos. Resultados: A oportunidade de melhoria foi identificada através da aplicação da Técnica de Grupo Nominal e Matriz de Priorização, durante atividades para elaboração dos Trabalhos Práticos (TP) do Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde. Sendo essa, o alinhamento dos processos e padronização das condutas das equipes multiprofissionais na assistência ao parto. Em seguida, a LVPS foi identificada como ferramenta ideal para atuar sobre a oportunidade de melhoria identificada. A partir dessa escolha, será feita a avaliação inicial do nível de qualidade de adesão ao preenchimento, quantificando o número de cumprimentos para cada item que foi classificado como critério de qualidade, a adesão global aos demais itens da LVPS, indicadores de boas práticas e eventos adversos. A partir de então, haverá a fase de definição de propostas de intervenção, intervenção de melhoria da qualidade e reavaliação do nível de qualidade, com o cálculo da melhoria conseguida. Conclusões: Este ciclo de melhoria pretende contribuir com o serviço na busca da sustentabilidade das ações relacionadas a LVPS e para que sirva como modelo para outros hospitais na busca de uma assistência materna mais segura e qualificada.

Presidente - 911.028.804-00 - WILTON RODRIGUES MEDEIROS - UFRN
Interna - 1674688 - TATYANA MARIA SILVA DE SOUZA ROSENDO