Banca de QUALIFICAÇÃO: GENILSON PEREIRA GURGEL

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GENILSON PEREIRA GURGEL
DATA : 17/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente Virtual Google Meet
TÍTULO:

ANÁLISE DA MELHORIA DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA EM MUNICÍPIO DO OESTE POTIGUAR, BRASIL, APÓS IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA HÓRUS


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade na Assistência farmacêutica. Hórus. Atenção Primaria a Saúde.

 


PÁGINAS: 35
RESUMO:

A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF) define a assistência farmacêutica como conjunto de ações voltadas a promoção, proteção e recuperação da saúde, seja tanto no âmbito individual como coletivo, tendo o medicamento como insumo essencial e visando seu acesso e uso racional. Nesse cenário, o Ministério da Saúde (MS) desenvolveu, desde 2009, um sistema de informação web para a assistência farmacêutica (AF), chamado HÓRUS que foi disponibilizado aos Estados, Municípios, Distrito Federal. Esse sistema tem como objetivo auxiliar na identificação em tempo real dos estoques nas centrais de abastecimento farmacêutico, nas farmácias e nas unidades de dispensação. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar a melhoria da qualidade da Assistência Farmacêutica Básica no município de Apodi, Rio Grande do Norte, Brasil, após implantação do sistema HÓRUS nas farmácias do SUS e nas Centrais de Abastecimento Farmacêutico (CAF). Trata-se de uma pesquisa-ação com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, de abordagem qualitativa, a qual será desenvolvida através da aplicação de um ciclo de melhoria com enfoque no monitoramento da qualidade institucional, a partir da implantação do sistema Hórus na assistência farmacêutica do município. A análise qualitativa dos critérios e indicadores construídos será realizada a partir de uma versão adaptada das diretrizes do Standards for Quality Improvement Reporting Excellence 2.0 (SQUIRE). A pesquisa terá como cenário as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e as CAF do município. A coleta de dados será realizada por meio da aplicação de indicadores selecionados a partir de estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a avaliação de políticas farmacêuticas (OPAS/MS). Resultados Esperados: Espera-se conhecer a realidade dos serviços pesquisados sobre aspectos relativos à acessibilidade, controle e dispensação de medicamentos, identificando os que não estão em conformidade, para assim atuar nas oportunidades de melhoria, no nosso caso, intervir com a implantação do HÓRUS e posteriormente avaliar a melhoria da qualidade para o serviço.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6468813 - ANA TANIA LOPES SAMPAIO
Interno - 1868020 - ZENEWTON ANDRÉ DA SILVA GAMA
Externa à Instituição - FRANCISCA SUELI MONTE MOREIRA - UFPE
Notícia cadastrada em: 08/09/2021 13:30
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