Banca de DEFESA: REBECA TAÍNES DO NASCIMENTO PINHEIRO

DISCENTE : REBECA TAÍNES DO NASCIMENTO PINHEIRO
DATA : 29/08/2019
LOCAL: Museu de ciências morfológicas

ANÁLISE HISTOMORFOLÓGICA DO TRATO DIGESTÓRIO DE PEIXES-BOI MARINHO Trichechus manatus  LINNAEUS, 1758

Sirênios, sistema digestório, hábito alimentar, histologia.

Estudos morfológicos do trato digestório são relevantes para o conhecimento da biologia e compreensão de hábitos alimentares de forma a ampliar os esforços de conservação das espécies. Esta pesquisa objetivou analisar macro e microscopicamente o trato digestório do peixe-boi marinho (Trichechus manatus). Foram coletadas amostras de 20 animais que encalharam mortos no litoral do nordeste brasileiro e que vieram à óbito durante o processo de reabilitação em cativeiro entre julho de 1995 a março de 2017. A análise macroscópica do trato gastrointestinal foi realizada a partir do acompanhamento in loco das necropsias do Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN). Para avaliação microscópica, os fragmentos teciduais coletados durante a necropsia foram fixados com formol a 10% e submetidos ao processamento histológico de rotina, com cortes de 5 µm de espessura, e posteriormente submetidos ao método de coloração em Hematoxilina-Eosina (H.E.), método de Verhoeff com hematoxilina férrica e o método de ácido periódico-Schiff (PAS). Neste estudo, observou-se que o tubo digestório é formado pelas quatro camadas histológicas (mucosa, submucosa, muscular e serosa ou adventícia). No esôfago, as glândulas esofágicas na submucosa estão ausentes e há fibras elásticas entre a camada muscular externa e a adventícia. O estômago possui a estrutura denominada glândula cárdica, que microscopicamente, apresenta diferenças ontogenéticas. Na ampola duodenal e nos divertículos foram identificadas as glândulas duodenais na submucosa. Na porção luminal da camada mucosa da ampola cecal, cólon e reto observou-se epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. Macroscopicamente, neonatos e adultos apresentam as mesmas estruturas do trato digestório. O trato digestório dos peixes-bois marinho da espécie Trichechus manatus assemelha-se ao que tem sido relatado aos animais da Ordem Sirenia, porém, apresentando algumas particularidades histológicas em maior evidência.

Externo à Instituição - FLAVIO JOSE DE LIMA SILVA - UERN
Interno - 2859541 - PEDRO PAULO DE ANDRADE SANTOS