A SATISFAÇÃO E A INTENÇÃO DE CONTINUIDADE DE USO EM SERVIÇOS DE E-LEARNING: VALIDAÇÃO EMPÍRICA DE UM MODELO APLICADO NO SERVIÇO PÚBLICO
E-learning; Escala de Prontidão Tecnológica; Teoria da Desconfirmação da Expectativa; Satisfação; Intenção de Continuidade de Uso.
Este estudo busca investigar os construtos da Escala de Prontidão Tecnológica (TRI) e da Teoria da Desconfirmação da Expectativa (EDT) como determinantes da satisfação e da intenção de continuidade de uso em serviços de e-learning. É proposto um modelo teórico que busque mensurar o fenômeno adequado às necessidades das organizações públicas que oferecem cursos de capacitação à distância com uso de plataformas virtuais para seus funcionários. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem analítica quantitativa, por meio de survey online em uma amostra de 343 funcionários de 2 organizações públicas do RN que tiveram experiência em e-learning. A estratégia de análise de dados utilizou técnicas de análise multivariada, incluindo a análise de equações estruturais (AEE), operacionalizada pelo software AMOS©. Os resultados apontaram que qualidade, desconfirmação da qualidade, valor e desconfirmação do valor impactam positivamente na satisfação, assim como a desconfirmação da usabilidade, a inovatividade e o otimismo. Da mesma forma, a satisfação mostrou ser determinante para a intenção de continuidade de uso. Em adição, a prontidão tecnológica e o desempenho apresentam forte relação entre si. Com base no modelo estrutural encontrado pelo estudo, as organizações públicas podem implementar serviços de e-learning para os funcionários se concentrando na melhoria de aprendizagem e no aprimoramento de habilidades praticadas no ambiente organizacional