COMUNICAÇÃO PÚBLICA E MARKETING POLÍTICO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A UTILIZAÇÃO DOS WEBSITES PELAS PREFEITURAS DE NATAL E MOSSORÓ.
Comunicação Pública. Gestão Pública. Governança. Informação de Interesse Público. Marketing Político.
Baseado na definição de Comunicação Pública, Marketing Político, Informação de Interesse Público e na Comunicação como Ferramenta de Governança, o estudo observa o uso da seção de notícias dos sites das Prefeituras de Natal e Mossoró, no Rio Grande do Norte, no tocante ao fortalecimento da cidadania e incentivo à gestão participativa, a partir da caracterização das matérias como peças de Marketing Político e Comunicação Pública. A coleta de dados da pesquisa qualitativa foi realizada de agosto a setembro de 2011 e a análise do conteúdo demonstrou que a prática patrimonialista é uma realidade, apesar das exigências legais, em detrimento de ações estratégicas de comunicação e de governança para resultados, a partir da difusão de informações de interesse público e do estabelecimento do canal de comunicação entre Estado, Governo e Sociedade. Elementos deste estudo sugerem a necessidade de novas pesquisas para aprofundar a discussão.