Determinantes que influenciam a aquisição de apps a partir de anúncios promocionai
mobile advertising. comportamento do consumidor. aplicativos móveis;
Com a disseminação do uso de smartphones, vários aplicativos (apps) estão sendo desenvolvidos para funcionar em sistemas operacionais móveis. O aumento da utilização desses apps pelos consumidores e o seu potencial na comercialização de publicidade móvel (mobile advertising) vem sendo percebido pelas empresas como uma forma promissora de publicidade. A partir da revisão de literatura, foi possível perceber uma lacuna em relação ao campo do mobile advertising, no contexto de resposta a anúncios promocionais para compra de aplicativos. A maioria dos estudos sobre o tema teve como foco aplicações em SMS e MMS. Mediante tais considerações e, com a finalidade de preencher essa lacuna, o presente estudo tem como objetivo investigar quais fatores do mobile advertising influenciam positiva ou negativamente o comportamento de compra do consumidor em relação a anúncios promocionais de aplicativos pagos. A linha de investigação a ser adotada é a de Pocinho (2012), realizando adaptações pertinentes à temática desta pesquisa. A Teoria da Ação Racional, juntamente com fatores encontrados na literatura que influenciam a atitude, a intenção e o comportamento do consumidor em relação ao mobile advertising, serviram como arcabouço teórico para construção do modelo de pesquisa. No âmbito metodológico, a pesquisa é do tipo descritiva, com abordagem quantitativa. A população compreenderá consumidores de aplicativos móveis, que possuam um dispositivo móvel (smartphone), acesso à internet e tenham instalado algum aplicativo gratuito. A amostra será composta por alunos ingressantes dos cursos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados serão coletados por meio de questionário e analisados através de técnicas de análise multivariada, tais como: análise fatorial exploratória e a modelagem de equações estruturais. Quanto aos resultados, além de contribuir para enriquecer o conhecimento sobre o tema estudado, espera-se que a pesquisa venha a fornecer sugestões para os profissionais de marketing acerca dos determinantes que influenciam a aquisição de aplicativos a partir de anúncios de promocionais.