ESTUDO SOBRE O SUPORTE TECNOLÓGICO PARA EDIÇÃO DE ÁUDIO NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL PARA MÍDIAS DIGITAIS POR NÃO ESPECIALISTAS
Produção audiovisual. Mídias digitais. Produtores não especialistas.
Mídias digitais podem veicular conteúdos audiovisuais produzidos por uma grande quantidade e diversidade de pessoas. Apesar de conteúdos e atuação profissional de produtores para o YouTube terem sido investigados anteriormente, o processo de produção audiovisual para mídias digitais ainda foi pouco estudado. As mídias digitais fazem parte do cotidiano de muitas pessoas atualmente. Pelas suas características tecnológicas e por não passarem por um controle tão rígido quanto os meios de comunicação de massa mais tradicionais, as mídias digitais permitem a publicação e o consumo de conteúdos mais diversos por um grupo significativamente maior de produtores, desde os sem formação e experiência até os profissionais bastante experientes. As pesquisas sobre comunicação mediada pelas tecnologias digitais têm abordado uma variedade de temas, onde é possível destacar a análise dos conteúdos e a atuação profissional dos produtores. Nesse contexto, este trabalho é caracterizado por duas etapas de estudos, a primeira investigou a produção de conteúdo audiovisual para o YouTube e o Instagram por não especialistas. Cinco produtores foram entrevistados entre abril e maio de 2021. Caracterizou-se a formação e a experiência dos participantes. Sua produção audiovisual foi resultado de trabalho colaborativo. Suas atividades de pré-produção, produção e pós-produção são complexas, ainda que os participantes não sejam especialistas e quase não possuam formação sobre produção audiovisual. A segunda investigou demandas de produtores de conteúdo audiovisual para mídias digitais. Os dados foram coletados por um questionário online, entre maio e agosto de 2021. Os 43 participantes relataram uma diversidade de demandas, dentre as quais é possível destacar: realização de cursos específicos relacionados com a produção audiovisual, mais tempo para produzir conteúdo, mais e melhores equipamentos, equipes maiores e melhor capacitadas. Por fim, também será realizado um estudo sobre o suporte tecnológico para edição de áudio na produção audiovisual para mídias digitais por não especialistas.