Uma estratégia de desenvolvimento do pensamento computacional a partir da especificação de game design utilizando linguagem natural controlada
pensamento computacional, especificação de game design, linguagem natural controlada
As iniciativas que promovem o desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica ainda são insuficientes. Historicamente, os resultados das avaliações desse mesmo segmento têm mostrado deficiências na aprendizagem da matemática e da língua portuguesa. Observam-se pesquisas que apresentam soluções tecnológicas que priorizam a resolução dos problemas da matemática. Porém, em se tratando de produção textual (língua portuguesa), poucas são apresentadas. Uma das estratégias que pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento computacional e da capacidade de produzir textos é o uso de jogos digitais. A escolha de metodologias eficientes, como a aprendizagem baseada em jogos apoiada por uma linguagem que suporte a produção do game design de jogos no contexto educacional, mostra-se necessária. Este trabalho propõe uma estratégia de especificação de game design de jogos digitais por alunos e professores em sala de aula através da produção textual, com a finalidade de promover o desenvolvimento do pensamento computacional. Usa o método hipotético dedutivo, caracterizando-se como de natureza aplicada. Classifica-se ainda como explicativo, já que propõe uma linguagem natural controlada para especificação de game design de jogos digitais examinando sua expressividade, completude e benefícios. Os resultados preliminares provenientes dos estudos exploratórios mostram que a estratégia proposta é aplicável ao seu contexto e já apresentam indícios da promoção do pensamento computacional, bem como motiva a produção textual dos alunos.