Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA ZAIRA GARCIA CRUZ LEITE

DISCENTE : GABRIELA ZAIRA GARCIA CRUZ LEITE
DATA : 16/04/2024
LOCAL: Sala 21 da Escola de Saúde da UFRN

EFETIVIDADE DE UM CICLO DE MELHORIA CONTÍNUA PARA A PREVENÇÃO DE INFECÇÃO PRIMÁRIA DE CORRENTE SANGUÍNEA EM PACIENTES COM CATETER VENOSO CENTRAL

Qualidade; Ciclo de melhoria; Infeções relacionadas a cateter; Ensino.

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são incidentes frequentes e um grave problema de saúde pública, uma vez que elevam os custos, tempo de internação e a morbimortalidade, impactando negativamente na qualidade dos serviços de saúde. Evidencia-se que a prevenção das infecções primárias de corrente sanguínea associadas ao cateter venoso central (IPCS-CVC) está intimamente relacionada à implementação de medidas baseadas em evidências, como adesão aos bundles de boas práticas de inserção e a otimização das práticas de manutenção dos dispositivos, assim como intervenções destinadas a facilitar o trabalho em equipe e a cultura de segurança.  Objetiva-se avaliar a efetividade da implementação de um ciclo de melhoria contínua para a prevenção de infecção primária de corrente sanguínea em pacientes com cateter venoso central (IPCS-CVC). Trata-se de uma pesquisa quantitativa com desenho quase-experimental, do tipo antes-depois, de grupo único, utilizando a implementação de um ciclo de melhoria da qualidade, desenvolvida [PC1] no período de setembro de 2023 a julho de 2024, no Hospital Giselda Trigueiro (HGT), em Natal, Rio Grande do Norte (RN), e está ocorrendo através de sete (07) fases: 1) Identificação da oportunidade de melhoria; 2) Análise das oportunidades de mudanças; 3) Seleção dos critérios para avaliação de qualidade; 4) Desenho do formato da intervenção; 5) Avaliação da qualidade pré intervenção; 6) Implementação da intervenção; e 7) Mensuração da efetividade após a intervenção. O estudo está sendo realizado com os 37 profissionais que prestam assistência aos pacientes críticos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), respeitando os princípios éticos preconizados para as pesquisas realizadas com seres humanos. Com base nas respostas dos participantes, na fase 1 observou-se que 66,67% das menções sobre oportunidades de melhoria estão relacionadas à material, 45,45% à higiene de mãos e 42,42% à necessidade de aprimorar as trocas do material. Na etapa 2, os profissionais priorizaram, através do uso da matriz GUT, a melhoria na Higiene de mãos (62,2%). A fase 3 resultou na atualização do check list com os critérios de avaliação e treinamento dos bolsistas para aplicá-lo nas fases 5 e 7. Na etapa 4, obteve-se um cronograma de ação educativa a partir do resultado de uma revisão de escopo e sondagem da preferência dos profissionais acerca das metodologias ativas de aprendizagem. A etapa 5 está em curso e 6 e 7 previstas para acontecerem no período de abril a julho de 2024.

Interna - 1113790 - GIOVANNA KARINNY PEREIRA CRUZ DE ANDRADE
Externa ao Programa - 1097650 - KISNA YASMIN ANDRADE ALVES - nullPresidente - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 19:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao