Banca de QUALIFICAÇÃO: RODOLFO ALVES DA SILVA

DISCENTE : RODOLFO ALVES DA SILVA
DATA : 21/12/2023
LOCAL: HUOL quarto subsolo/Google meet (Híbrido)

Utilização de um ambiente virtual de aprendizagem como estratégia de ensino do exame urodinâmico para residentes de ginecologia e obstetrícia.

Urodinâmica; ambiente virtual de aprendizagem; residência médica.

Introdução. O estudo urodinâmico é um método diagnóstico que avalia a função de armazenamento e esvaziamento do trato urinário inferior. O exame é complexo, apresenta indicações precisas e exige interpretação e análise crítica dos seus resultados, não havendo um currículo consensual para ensino e avaliação de competências relacionadas ao exame. No âmbito dos programas de ginecologia e obstetrícia o ensino urodinâmico é deficiente, o que pode impactar nos custos assistenciais dos sistemas de saúde e no tratamento dos pacientes. O Ambiente de Aprendizagem Virtual do Sistema de Saúde Brasileiro (AVASUS) é um ambiente virtual aberto e gratuito encomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil para qualificar profissionais de saúde, estudantes no campo da saúde e o público em geral em saúde. A utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode ser uma ferramenta viável para o ensino do exame urodinâmico dentro de programas de residência médica. Objetivos. Desenvolver um módulo educacional sobre urodinâmica no AVASUS que possa contribuir com a capacitação e formação continuada de profissionais da saúde. Avaliar os resultados da utilização de um AVA para ensino do exame urodinâmico dentro de programas de residência médica em ginecologia e obstetrícia, bem como o impacto de uma intervenção educacional a distância na aquisição de conhecimentos relacionados ao exame. Métodos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, quasi-experimental com desenho pré-teste/pós-teste em grupo único, direcionado a alunos de três programas de residência médica em ginecologia e obstetrícia. Foi desenvolvido um módulo educacional em urodinâmica no AVASUS, sob a orientação da Secretaria de Educação à Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN). Durante a realização do módulo, os participantes da pesquisa tiveram acesso a questionários semiestruturados para avaliação da aquisição de conhecimentos sobre urodinâmica, e também para a avaliação da satisfação em relação ao conteúdo oferecido. Resultados. Produção de um módulo educacional sobre urodinâmica no AVASUS capaz de contribuir com a capacitação e formação continuada de profissionais da saúde, fornecendo informações e recursos cientificamente sólidos para construir uma força de trabalho de saúde qualificada. Espera-se que a realização de um Curso de Educação a Distância possa promover melhorias duradouras nas competências e atitudes e relacionadas ao exame urodinâmico, contribuindo com a formação dos residentes e melhorando a prática clínica dentro dos serviços de saúde.

Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Interna - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO