Banca de DEFESA: ISIS NOBRE DANTAS

DISCENTE : ISIS NOBRE DANTAS
DATA : 12/12/2023
LOCAL: Online - Link: https://meet.google.com/iaj-mbuk-jvo

MATRIZ DE COMPETÊNCIAS NA ÁREA DE ULTRASSONOGRAFIA PARA UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Educação Baseada em Competências; Ultrassonografia; Residência Médica; Currículo; Ensino.

O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. A educação baseada em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nestes ambientes surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório e descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas: 1) a análise documental de protocolos e diretrizes para a elaboração da matriz de competências inicial semiestruturada; 2) a construção coletiva da matriz de competências final através do método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores as competências para o primeiro ano de residência. A maior taxa de discordância ocorreu entre os métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca ou nenhuma oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos.

Interno - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Interna - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR