Banca de DEFESA: IRAN SIQUEIRA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IRAN SIQUEIRA PEREIRA
DATA : 30/11/2023
HORA: 16:15
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/xfu-hvbb-wwb
TÍTULO:

DESENVOLVIMENTO DE JOGO SÉRIO PARA APOIAR A EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE FRENOTOMIA LINGUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Continuada; Ensino; Jogos Experimentais; Odontologia; Tecnologia Educacional.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Introdução: A equipe interprofissional do Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab) trabalha em conjunto para atuar no processo de cirurgia da frenotomia (CF), sendo a equipe odontológica a responsável direta por esse procedimento em recém-nascidos, quando detectada a anquiloglossia (língua presa). No entanto, esses profissionais não dispõem de um produto educativo online que os apoie, direcione e facilite seu processo de ensino-aprendizagem referente a esse procedimento. Objetivo: construir uma tecnologia educacional online, do tipo jogo sério, para apoiar a educação permanente sobre frenotomia lingual. Metodologia: estudo metodológico de criação de tecnologia educacional, desenvolvido entre agosto de 2022 e março de 2023, em um hospital público Federal vinculado à rede EBSERH, Brasil. Foi realizado em três etapas. Na primeira foi usado grupo focal online e questionário virtual para se conhecer as necessidades de aprendizagem sobre cirurgia de frenotomia do público alvo; na segunda etapa foi construído um jogo sério do tipo QUIZ (de perguntas e respostas), com dez perguntas e voltado para a educação do público-alvo – e, na terceira etapa, foi usado questionário online para colher informações de satisfação e sugestões sobre o jogo sério, sendo usado questionário online e aplicado à equipe odontológica. Resultados: a tecnologia educacional foi nomeada de QUIZ-FRENOTOMIA e está disponível em site na internet para que as equipes do hospital possam usá-la como forma de ensino e aprendizagem sobre o processo de CF em recém-nascidos. Quanto à satisfação, observou-se que 100% foi favorável à inserção do jogo como instrumento de apoio à aprendizagem; 88% considerou que ele facilitou o processo de aprendizagem teórico da CF; 99% considerou que o conteúdo foi adequado ao processo de aprendizagem da CF; 99% considerou importante ter um instrumento de apoio à aprendizagem da CF como o jogo usado; 100% concordou que o jogo abordou as etapas do processo da frenotomia – e também 100% respondeu que indicaria o jogo para outras equipes de Odontologia que fossem fazer a frenotomia. Já quanto às sugestões de melhoria, elas abordaram desde a inserção de novos tópicos de perguntas até a inserção de vídeos, porém, sem prejudicar o propósito do jogo. Considerações finais: o jogo mostrou-se bastante efetivo para utilização no processo de ensino-aprendizagem teórico da CF pelo público-alvo e pode contribuir com intervenções educativas no âmbito de instituições hospitalares que tenham o mesmo perfil do Huab.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANKLIN DELANO SOARES FORTE - UFPB
Presidente - 2495698 - JOSE DINIZ JUNIOR
Interna - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 15:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao