Banca de QUALIFICAÇÃO: ISIS NOBRE DANTAS

DISCENTE : ISIS NOBRE DANTAS
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Dependências acadêmicas do HUOL/UFRN

Matriz de Competências na área de Ultrassonografia para um Programa de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Educação Baseada em Competências; Ultrassonografia; Residência Médica; Currículo; Ensino.

O processo de formação médica no Brasil e no mundo vem se aperfeiçoando nas últimas décadas, principalmente por mudanças na estrutura dos currículos médicos. A educação baseada em competências tem sido o principal foco das mudanças curriculares, tanto na graduação como na pós-graduação, pois prima pelo resultado da formação com qualidade. São os objetivos que todo estudante deve alcançar ao final do curso, tendo o preceptor como um agente indispensável nesse processo quando assume o desafio de aliar o ensino ao trabalho assistencial. Para padronizar o processo formativo nestes ambientes surge a necessidade de se elaborar matrizes de competências para cada especialidade. Os Programas de Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (PRM-RDI) englobam várias subespecialidades, dentre elas a Ultrassonografia, que tem características peculiares. Neste contexto, falta clareza das competências específicas para a Ultrassonografia. Este estudo buscou determinar a Matriz de Competências em Ultrassonografia para o PRM-RDI do Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É um estudo exploratório e descritivo que teve a participação de nove preceptores e foi desenvolvido em duas etapas. A primeira etapa foi a construção, pela pesquisadora, da matriz inicial semiestruturada a partir de análise documental de protocolos e diretrizes já existentes. A segunda etapa foi a construção coletiva da matriz final através da estruturação da matriz inicial utilizando o método Delphi. Após três rodadas de questionários interativos entre novembro de 2022 e abril de 2023, com questões fechadas e abertas, foi alcançado o consenso de opiniões dos participantes e obtida a matriz de competências final. Observou-se coerência entre o aspecto quantitativo das respostas às questões fechadas e as opiniões dos participantes nas questões abertas. Maior taxa de concordância ocorreu entre as competências gerais, com seus métodos de ensino, e as competências específicas nas áreas médicas que são mais desenvolvidas pelos preceptores. A maior taxa de discordância foi encontrada em alguns métodos de avaliação e em algumas atividades com pouca oportunidade de treinamento. A matriz de competências final foi construída respeitando-se as exigências das diretrizes oficiais básicas estabelecidas na área de diagnóstico por imagem e as particularidades dos cenários de prática, valorizando os atores envolvidos.

Interna - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS
Presidente - 2172036 - MARIA JOSE PEREIRA VILAR