Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL GOIS CAMPOS

DISCENTE : RAFAEL GOIS CAMPOS
DATA : 18/08/2023
LOCAL: Online - link: https://meet.google.com/smo-cpyf-bhv

Aprendizado baseado em casos: facilitando o aprendizado em psiquiatria através de casos clínicos virtuais.

Psiquiatria; Aprendizagem baseada em casos; Escala de Satisfação de Estudantes e Autoconfiança na Aprendizagem; Educação Médica; Estudantes de Medicina.

Introdução: O ensino da psiquiatria para medicina requer mais do que o aprendizado dos livros e necessita do desenvolvimento de atitudes, diminuir preconceitos e desenvolver a observação do comportamento. A aprendizagem baseada em casos é uma nova metodologia de ensino, que parece ser efetiva, melhorar atenção e participação dos alunos, além de talvez melhorar as notas. Objetivo: Implementar um novo método de ensino na disciplina de psiquiatria, com aprendizagem baseada em casos (CBL) com casos em vídeo e uso de recursos tecnológicos em uma faculdade de medicina do Brasil. Metodologia: Construção de um caso clínico, que foi gravado em 5 vídeos com ajuda de uma atriz, mostrando um quadro depressivo com virada maníaca. O caso foi apresentado em 2 aulas presenciais, usando enquetes interativas durante as aulas, em agosto de 2022. Além de algumas atividades virtuais entre essas duas aulas. Foi avaliado a participação dos alunos, nível de satisfação com a metodologia, a autoconfiança dos alunos com os temas e o desempenho na prova. Resultados: 21 alunos responderam ao questionário e 100% achou que a metodologia da aula foi melhor que de uma tradicional, 100% consideraram que os métodos de ensino utilizados foram úteis e eficazes, 95,3% se sentiu confiante com a simulação e 100% consideraram que o professor utilizou recursos úteis. A principal reclamação dos alunos foi que queriam mais tempo de aula. Os alunos tiveram o aproveitamento médio na prova de 88%.  Conclusão: Os resultados da pesquisa indicaram que a aprendizagem baseada em casos com uso de vídeo casos gravados na educação em psiquiatria teve um impacto positivo nos níveis de engajamento, satisfação, autoconfiança e desempenho dos alunos.

Presidente - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS
Interna - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA