Banca de DEFESA: ANA TERESA LEIROS DE AZEVEDO

DISCENTE : ANA TERESA LEIROS DE AZEVEDO
DATA : 24/09/2021
LOCAL: Online - link: meet.google.com/zoa-jrwx-rfy

ANSIEDADE, DEPRESSÃO E ESTRESSE EM RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES

Residência multiprofissional; Saúde Mental; Estresse; Ansiedade; depressão.

Os programas de residência multiprofissional no Brasil buscam integrar ensino-serviço-comunidade, visando favorecer a inserção qualificada de profissionais da saúde no mercado de trabalho, preferencialmente recém-formados, particularmente para o SUS. Por se tratar de um modelo de ensino que foge do tradicional, o residente precisa lidar não só com dificuldades que são próprias do processo de ensino-aprendizagem, como também com a cobrança exigida a um profissional atuante no mercado de trabalho. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo estimar a prevalência de estresse, ansiedade e depressão dos residentes multiprofissionais do Hospital Universitário Onofre Lopes. Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, transversal e descritiva. Para coleta dos dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Ficha de Identificação, Inventário de Sintomas de estresse para adultos de Lipp (ISSL) e as escalas de Ansiedade (BAI) e Depressão de Beck (BDI).  A amostra foi constituída por 75 residentes, de distintas áreas da saúde (enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e assistentes sociais) e diferentes programas (atenção à saúde da criança, unidade de terapia intensiva, cardiologia e atenção psicossocial). Os resultados obtidos mostraram que 34,70% dos participantes apresentaram sintoma de estresse, sendo que a maioria se encontra na fase de resistência (30,7%); 57% dos residentes apresentaram algum grau de ansiedade (leve, moderado e severo)  e 20% apresentaram sintomas depressivos e de disforia. Esses resultados evidenciam a necessidade de valorização da saúde mental dos residentes multiprofissionais, de modo a desenvolver, nos programas de residência, espaços de reflexão e acolhimento às questões emocionais desses residentes.

Externo ao Programa - 2704485 - MARLOS ALVES BEZERRA
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA MAIA - UFC