Banca de DEFESA: HERNANI DE PAIVA GADELHA JUNIOR

DISCENTE : HERNANI DE PAIVA GADELHA JUNIOR
DATA : 26/03/2020
LOCAL: HOSPITAL UNIVERSITARIO ONOFRE LOPES

Desenvolvimento de Sistema para o Ensino de Manobras de Reanimação Cardiopulmonar com Monitorização Hemodinâmica em Laboratório de Simulação

Parada cardiorrespiratória. Reanimação cardiopulmonar. Massagem cardíaca. Feedback. Monitor.

INTRODUÇÃO: A parada cardiorrespiratória(PCR) é uma situação grave e potencialmente fatal com elevadas taxas de mortalidade após uma PCR, apesar dos protocolos de atendimentos e suas atualizações. A existência de discrepâncias no treinamento da reanimação cardiopulmonar entre o ambiente simulado e o real, levaram ao desenvolvimento de dispositivos de feedback, utilizados durante os treinamentos, que demonstram diversas variáveis, no entanto nenhuma delas abordam dados hemodinâmicos de monitorização que demonstrem maior precisão e eficiência da massagem. OBJETIVO GERAL: Desenvolver um dispositivo para monitorização hemodinâmica durante o ensino das manobras de Reanimação Cardiopulmonar em laboratório de simulação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo experimental que descreve o desenvolvimento de um dispositivo eletrônico para mensurar Frequência cardíaca(FC), Compressão Máxima(CM) e Pressão Arterial Média(PAM) na simulação de uma PCR em boneco, capaz de monitorar continuamente através da exibição de curvas e valores relativos àquelas três variáveis. O dispositivo em estudo (modelo inovação/monitor de reanimação) está conforme as recomendações da RDC 15, Art. 43 que recomenda que, os demais equipamentos utilizados devem ser monitorados de acordo com normas específicas e orientações do fabricante. Para validação do dispositivo foi realizado um teste piloto com um aluno treinado onde as manobras de massagens no boneco foram realizadas em 10 períodos de 2 minutos. Foram observados os valores e curvas demonstrados no display do dispositivo e preenchido o checklist com os critérios visuais preconizados pelo protocolo ACLS(Advanced Cardiac Life Suport).  Os dados colhidos foram analisados para se averiguar a reprodutibilidade dos achados com a eficácia da massagem cardíaca(MC) e em qual momento houve melhor desempenho na sua qualidade. RESULTADOS: Um protótipo foi produzido, o qual fornece informações sobre duas variáveis hemodinâmicas: frequência cardíaca e PAM, bem como o nível de força aplicada. O dispositivo é composto por um display, um cabo com um sensor distal que será acoplado ao boneco e uma fonte de alimentação. Foram utilizados processadores que transformam a variável frequência e força aplicável em pressão arterial média e frequência cardíaca á partir de sensores posicionados na caixa torácica do boneco, devidamente calibrados. Todos os seus componentes são leves, de fácil manuseio, adaptação e transporte, características que facilitam sua aplicabilidade nos diversos ambientes de ensino. Due to the information that was shown (hemodynamic data), being new for this type of teaching tool; a possibilidade de análise dos dados gerados e suas características de fácil manuseio e adaptabilidade, há potencial para o registro de patente do protótipo produzido. Faz-se necessário estudos para avaliar a eficácia dessa ferramenta para o ensino das manobras de RCP.

Presidente - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Interna - 1020269 - PETALA TUANI CANDIDO DE OLIVEIRA SALVADOR