Banca de DEFESA: SUZIANNE RUTH HOSANAH LIMA

DISCENTE : SUZIANNE RUTH HOSANAH LIMA
DATA : 18/12/2019
LOCAL: Sala RUTE do HUOL/UFRN

Tabagismo: buscando estratégias para o ensino de graduação em Medicina

Tecnologias Educacionais; Extensão Universitária; SIGAA; Grupo de Tabagismo; Tabagismo.

Introdução: A utilização de estratégias pedagógicas diversificadas no ensino de graduação em medicina, tem sido crescente desde as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de 2001. No entanto, essa mudança ainda é um desafio para docentes e discentes nos cursos de medicina no Brasil. Na mesma linha, temas  importantes como Tabagismo, uma das principais causas evitáveis de mortes em todo mundo, também são pouco abordados de forma sistematizada nas escolas médicas, o que resulta em resultando em estudantes e médicos residentes com dificuldade na escuta, abordagem e orientação de pacientes tabagistas e ex-tabagistas. Objetivo: Nesse sentido, o estudo tem como objetivo implementar diferentes estratégias pedagógicas para o ensino do Tabagismo no componente curricular “Disciplina de Doenças do Sistema Respiratório” (DDSR) do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Metodologia: Um estudo descritivo com estudantes do quarto ano (VII semestre) que cursavam DDSR foi realizado em duas turmas: T1 no primeiro semestre e T2 no segundo semestre de 2018. Duas estratégias educacionais foram utilizadas: uma Comunidade Virtual via plataforma Sistema Integral de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e um Projeto de Extensão Universitária. Durante oito semanas, os estudantes participaram da Comunidade Virtual intitulada ”Utilização do SIGAA como ferramenta para o ensino sobre Tabagismo”, recebendo do pesquisador principal, vídeos, links, artigos científicos e outros materiais sobre Tabagismo, uma vez por semana, com sete dias para comentários e perguntas. Ao final, receberam respostas comentadas, além de links confiáveis e gratuitos para aprofundamento daquele tópico. Para os estudantes da T2, foi utilizado também o Projeto de Extensão “Grupo de Tabagismo do Hospital Universitário Onofre Lopes - HUOL”, inserido no componente curricular obrigatório DDSR onde os estudantes participaram, em média, de 3 reuniões do grupo, durante 6 semanas, junto ao médico pesquisador e uma equipe multiprofissional, discutindo vários aspectos do Tabagismo. A percepção dos estudantes sobre essas estratégias foi avaliada com um questionário online em escala Likert. Todos foram submetidos a um pré e pós-teste com questões gerais sobre Tabagismo Resultados: A participação dos estudantes nas atividades da Comunidade Virtual via SIGAA foi menor que o esperado, sendo mais intensa nas 3 primeiras semanas e sem diferença entra as turmas T1 e T2. A maioria (59,8%) dos estudantes respondeu que participou em menos de 30% das atividades. No entanto, quanto à contribuição da das atividades para o  aprendizado, todos concordaram que foi positiva em vários aspectos. Quase metade dos estudantes responderam que alunos e professores da UFRN não têm hábito de usar o SIGAA como ferramenta de ensino-aprendizagem. Quanto à participação no Grupo de Tabagismo, os estudantes concordaram que este teve vários aspectos positivos em relação à aprendizagem do tema. Todos discordaram que os tópicos abordados no grupo já tivessem sido sido vistos durante o curso. Houve um aumento no número de acertos no pós-teste nas duas turmas, embora não tenha havido diferença estatística entre elas.   Considerações Finais: A percepção positiva dos estudantes sobre a diversificação estratégias de ensino propostas para o ensino do Tabagismo, certamente é um estímulo à sua continuidade e aprimoramento, especialmente quanto à inserção curricular da Extensão, que desponta como pioneira na graduação em medicina na UFRN.

Externa à Instituição - VALÉRIA GOES FERREIRA PINHEIRO - UFC
Externa ao Programa - 3226163 - IANA OLIVEIRA E SILVA RIBEIRO