Banca de QUALIFICAÇÃO: ALDENISIA ALVES ALBUQUERQUE BARBOSA

DISCENTE : ALDENISIA ALVES ALBUQUERQUE BARBOSA
DATA : 05/09/2019
LOCAL: Sala Araken, 2º andar do prédio de Toco-Ginecologia, anexo à MEJC

IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO: UMA VISÃO DE ATORES ENVOLVIDOS NA PRECEPTORIA DO INTERNATO DE SAÚDE COLETIVA DO CURSO DE MEDICINA DA UFRN NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE - RN

Ensino; Saúde; Intervenção.

Projetos de intervenção (PI) são frequentemente utilizados como recurso metodológico para Trabalhos de Conclusão de Curso no campo da saúde, seja na graduação ou pós-graduação. Esses Projetos de Intervenção procuram dar conta de um conjunto de propostas que buscam solucionar e/ou minimizar uma problemática observada por estudantes nos territórios que são os cenários de práticas. Na perspectiva de levar os estudantes para vivenciarem “in loco” os território, o Internato em Saúde Coletiva(ISC) do Curso de Medicina da UFRN proporciona esse experiencia buscando contemplar também a integração ensino-serviço-comunidade. Em sete semanas inseridos nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), os estudantes têm como atividades exercitar na prática supervisionada, por preceptores, competências, habilidades e valores adquiridos durante o curso médico, realizando atividades com enfoque para a promoção da saúde e do bem-estar individual e coletivo no âmbito da saúde coletiva. Também faz parte do internato, contextualizar a prevenção das doenças mais frequentes e refletir as soluções apropriadas e compatíveis com a realidade loco-regional. O acompanhamento e avaliação desse processo fica sob responsabilidade de preceptores que são profissionais de nível superior das equipes das UBS do município. Para a finalização desse ciclo precisa-se apresentar um projeto de intervenção oriundo de uma problemática local de saúde. Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos atores envolvidos na preceptoria do ISC/UFRN quanto a importância de implementação dos projetos de intervenção no município de São Gonçalo do Amarante/RN. Trabalhou-se na perspectiva de um estudo analítico de abordagem qualitativa utilizando-se o estudo de caso. Para a coleta de dados foram aplicados questionários semiestruturados para participantes dos três segmentos: serviços, instâncias gestoras e ensino. Os dados obtidos foram submetidos a análise de conteúdo de Bardin para fazer a categorização e utilização do software IRAMUTEQ. Como resultados preliminares apresenta-se aqui a caracterização sociodemográfica dos participantes do estudo; os projetos de intervenção realizados no município de São Gonçalo do Amarante; avaliação de como aconteceu a seleção dos temas dos projetos de intervenção especificando seus desfechos; foram identificadas também as fragilidades e potencialidades dos projetos gestados. E por fim, entendendo a necessidade de se viabilizar um trabalho mais efetivo em que os Projetos de Intervenção no município possam trazer benefícios para a gestão, unidades de saúde e consequentemente para as comunidades, visto que, esses projetos emergem a partir de problemáticas locais, propõe-se como produto deste trabalho um curso introdutório em preceptoria  para os profissionais envolvidos com a preceptoria antes de iniciarem o acompanhamento do trabalho do ISC. Diante disto, espera-se que os resultados alcançados com esta pesquisa,  possam   contribuir para o aprimoramento da prática de preceptores destacando a necessidade de implementação dos projetos de intervenção idealizados e consequentemente, na qualidade dos serviços de saúde ofertados à população assistida no Sistema Único de Saúde.

Presidente - 1258707 - ANTONIO DE LISBOA LOPES COSTA
Interna - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO