Banca de QUALIFICAÇÃO: ARLINDA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS DE GOIS

DISCENTE : ARLINDA MARIA PINHEIRO DOS SANTOS DE GOIS
DATA : 27/06/2019
LOCAL: HUOL

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO SERVIÇO DE ENDOSCOPIA DIGESTIVA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ONOFRE LOPES.

Educação Permanente, Endoscopia, Ensino

O ensino na saúde é, muitas vezes, realizado de forma intuitiva e seguindo princípios pedagógicos tradicionais. Existe na atualidade, um movimento em inserir técnicas pedagógicas já bem estabelecidas e comprovadas em outras áreas do conhecimento no ensino médico. A carência de desenvolvimento pedagógico de docentes e preceptores dificulta o processo de ensino-aprendizagem resultando em treinamento de residentes com enfoque no conhecimento e não na competência profissional. Ademais, pode desconfortar preceptores e docentes que sem preparo específico dos, sobre como ensinar e avaliar os aprendizes/residentes, o fazem de forma intuitiva ou ainda afastam-se da preceptoria prejudicando a qualidade da formação. Os preceptores são “experts” em realizar todos os procedimentos, porém sem formação acadêmica acerca do processo de ensino-aprendizagem. Esse projeto tem o objetivo conhecer as dificuldades de preceptores e docentes para o ensino e iniciar o desenvolvimento de competências pedagógicas para aperfeiçoamento da formação no programa de endoscopia digestiva (PREMED) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Trata-se de estudo exploratório, descritivo, envolvendo preceptores e docentes atuantes no PREMED.  Aplicou-se questionário para delineamento do perfil dos preceptores, identificar o conhecimento prévio sobre ensino e aprendizagem, como também as principais dificuldades enfrentadas no “ser” professor/preceptor da residência em endoscopia. Com base nas informações obtidas foram realizados dois encontros em que foram introduzidos princípios de educação em adultos na área da saúde. Como resultado da sistematização inicial dos encontros para capacitação pedagógica foram elaborados o manual do residente e do preceptor da residência em endoscopia digestiva do HUOL.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Externa ao Programa - 3442056 - LUCIANNA PEREIRA DA MOTTA PIRES CORREIA
Notícia cadastrada em: 18/06/2019 08:14