Banca de QUALIFICAÇÃO: KESSIA LARISSA DE MEDEIROS QUIRINO

DATA : 30/05/2019
LOCAL: sala RUTE, no HUOL

Aplicação da Educação Espaçada Interativa para o ensino da Doença Renal Crônica

Educação a distância; educação Médica; insuficiência Renal Crônica.

Introdução: A Doença Renal Crônica (DRC) atualmente atinge proporções epidêmicas no mundo. Embora um grande esforço na educação médica tenha sido focado para o ensino da abordagem apropriada para essa enfermidade, alguns estudos têm identificado lacunas significativas no diagnóstico e manejo da DRC e suas complicações. Objetivos: Avaliar quanto o método Educação Espaçada Interativa pode contribuir para o aprendizado do estudante de medicina sobre DRC, comparando-o com a aula expositiva e avaliando a percepção do estudante sobre a ferramenta. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental cuja população foi composta por estudantes de medicina do IV, V, VI, VII e VIII períodos do Curso de Medicina, inscritos em curso de extensão com duração de 6 semanas. Eles foram divididos em 2 grupos - grupo A no qual inicialmente foi aplicada a intervenção Educação Espaçada Interativa (ISE) e grupo B que participou primeiramente de uma aula expositiva, ambas abordando o tema DRC. Resultados e discussão: O método se mostrou eficaz principalmente para o fortalecimento de conceitos e classificações da DRC. Quando comparado à aula expositiva, apresentou melhor desempenho para resolução de casos clínicos com complicações da DRC. Os alunos avaliaram a estratégia positivamente, julgando-a útil para reforço de aspectos-chave e para prática profissional. A ISE é uma ferramenta de aprendizagem eficaz para o reforço de conceitos principais, que utiliza os efeitos de teste e espaçamento, em que é possível avaliar lacunas de conhecimento e progresso do desempenho, favorecendo-se do potencial do feedback imediato. Conclusão: A ISE é uma ferramenta eficaz. Os resultados obtidos ajudam a ponderar na decisão do uso dessa estratégia a depender dos objetivos educacionais e recursos disponíveis na instituição.

Presidente - 2171948 - PAULO JOSE DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1125022 - RODRIGO AZEVEDO DE OLIVEIRA