Banca de QUALIFICAÇÃO: SANDRA LUCIA DIAS NUNES

DISCENTE : SANDRA LUCIA DIAS NUNES
DATA : 11/03/2019
LOCAL: Sala do departamento de Tocoginecologia, no 2º andar da MEJC

POTENCIALIDADES E DESAFIOS NO EXERCÍCIO DA PRECEPTORIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Tutoria; Preceptoria; Educação em Saúde.

A preceptoria é uma nova modalidade de ensino no cenário de formação em saúde, na qual o profissional do serviço assume a função de acolher o discente e inseri-lo no mundo real do trabalho. Com vistas a compreender e refletir sobre esse assunto, realizou-se o presente estudo com o objetivo de identificar as potencialidades e desafios da atuação dos enfermeiros preceptores de estudantes concluintes do curso de graduação em enfermagem. O estudo foi do tipo descritivo e abordagem qualitativa, realizado nos meses de maio e junho de 2018, desenvolvida no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), localizado em Natal/RN. A população foi composta por 21 enfermeiros assistenciais que exercem a função de preceptoria de estudantes do curso de graduação em enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a pesquisa empírica, foi utilizada um roteiro semiestruturado composto por 14 perguntas abertas, dividido em duas partes: caracterização do profissional e dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros no exercício da preceptoria e as suas potencialidades. Contou com a anuência da instituição onde se desenvolveu o estudo e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, conforme CAAE n°80784017.7.0000.5292. A análise do conteúdo possibilitou o agrupamento de resultados em quatro categorias temáticas a posteriori: potencialidades, dificuldades, sugestões e experiências. A partir das quais, pode-se inferir que a concepção de formar o aluno para o mercado de trabalho é desafiadora, contudo, vem se consolidando e se revelando uma perspectiva de mudança no modelo de ensino e formação de profissionais de saúde.

Presidente - 1149381 - ANA CRISTINA PINHEIRO FERNANDES DE ARAUJO
Externa ao Programa - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA