Banca de DEFESA: LARISSA CYNTHIA CESAR RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LARISSA CYNTHIA CESAR RODRIGUES
DATA : 03/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: A combinar
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO DOS ESTUDANTES DE MEDICINA PARA O ACONSELHAMENTO PRÉ-TESTE HIV NO PRÉ-NATAL


PALAVRAS-CHAVES:

Profissionalismo; competência clínica; cuidado pré-natal;
soropositividade para HIV.


PÁGINAS: 61
RESUMO:

As Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em
Medicina preconizam a ênfase na habilidade de comunicação para
o profissionalismo do egresso em todas as áreas da formação
médica. Promover o desenvolvimento da habilidade de
comunicação efetiva para a competência clínica representa um
desafio para a educação médica. O presente estudo objetivou
contribuir para o desenvolvimento da habilidade de comunicação
durante a formação médica por meio de estratégia de ensino e
aprendizagem que utilizou como ferramenta o aconselhamento préteste
HIV no pré-natal. Trata-se de estudo de caso exploratório com
abordagem qualitativa. Trinta estudantes do Internato em
Tocoginecologia participaram de OSCE, gravado em áudio e video,
direcionado para conhecimentos específicos e habilidades para
comunicação efetiva no tema. Uma estratégia de feedback
individual que contou com a análise conjunta do vídeo e avaliação
de critérios estabelecidos no checklist objetivou o caráter formativo
da avaliação e o estímulo à habilidade reflexiva sobre as
necessidades de aprendizagem, com alto grau de satisfação por
parte dos estudantes. A autopercepção dos estudantes sobre sua
participação na estratégia foi avaliada por meio das técnicas de
Análise de Conteúdo Temática Categorial e Discurso do Sujeito
Coletivo, sugerindo a potencialidade do método para os objetivos
propostos. A análise geral dos dados revela um baixo desempenho,
sobretudo quanto aos conhecimentos específicos necessários à
comunicação efetiva para o aconselhamento pré-teste HIV no prénatal.
Formar médicos hábeis para a comunicação efetiva
pressupõe a valorização e o desenvolvimento de estratégias de
ensino e aprendizagem especificamente planejadas para esse fim
inseridas em seus currículos de graduação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MAGDA MOURA DE ALMEIDA PORTO - UFC
Interno - 1645299 - MARISE REIS DE FREITAS
Presidente - 3242546 - REGINALDO ANTONIO DE OLIVEIRA FREITAS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/11/2018 11:00
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