Banca de DEFESA: RUY MEDEIROS DE OLIVEIRA

DISCENTE : RUY MEDEIROS DE OLIVEIRA
DATA : 06/06/2018
LOCAL: SEDIS

DESENVOLVIMENTO DE UMA METODOLOGIA PARA CONSTRUÇÃO DE CURSOS MEDIADOS POR TECNOLOGIA A PARTIR DE MODELOS PRESENCIAIS: UM ESTUDO APLICADO AO MÉTODO CANGURU

Método Mãe Canguru; Recém-nascido de Baixo Peso; Parto humanizado; Capacitação; Ensino à Distância em Saúde; AVASUS.

Introdução: O Curso presencial em Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso: Método Canguru norteia uma política de Saúde Pública utilizada pelo Ministério da Saúde do Brasil a partir de 2000 e implantado na Maternidade Escola Januário Cicco a partir de 2002. Serve como modelo assistencial humanizado ao binômio mãe e recém-nascidos de baixo peso, contribuindo para redução da morbimortalidade neonatal e necessita de profissionais capacitados para entender e lidar com pacientes tão frágeis e vulneráveis às enfermidades, que mesmo banais se tornam agressivas. Objetivo: Desenvolver uma metodologia totalmente mediada por tecnologia para formação humana em saúde baseada no modelo presencial de ensino do método canguru. Metodologia: É uma pesquisa ação, em que parte do processo metodológico se baseia na investigação científica em bases teóricas para fundamentar ao desenvolvimento do trabalho e na aplicação de um fluxograma de criação de cursos mediados por tecnologia para cursos a distância desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnologia de Saúde e usado pela Secretaria de Ensino a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A outra parte está centrada no ambiente de trabalho de três instituições públicas de saúde da cidade de Natal, do estado do Rio Grande do Norte. Serão descritos e mostrados momentos significativamente rotineiros e problemáticos na vida dos indivíduos que vivenciam as fases do método Canguru. Após o desenvolvimento do curso, o mesmo foi inserido no Ambiente virtual para oferta da modalidade a distância. Conclusão: A formação no método canguru, utilizando uma abordagem mediada por tecnologia na modalidade a distância, democratiza o acesso à educação permanente em saúde no Brasil. Com isso, milhares de profissionais e familiares terão acesso as condutas humanizadas do Método Canguru, o qual poderá servir de modelo para o Sistema Único de Saúde.

Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interno - 866.325.153-04 - MARCELO VIANA DA COSTA - UERN