Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA ARAUJO DAMASIO SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAROLINA ARAUJO DAMASIO SANTOS
DATA : 20/12/2017
HORA: 10:30
LOCAL: HUOL
TÍTULO:

EDUCAÇÃO DAS PROFISSÕES DA SAÚDE E COMPETÊNCIA CULTURAL NA ATENÇÃO À SAÚDE DA MULHER QUILOMBOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Competência cultural; Assistência à Saúde Culturalmente Competente; Competência profissional; Ocupações em saúde.


PÁGINAS: 35
RESUMO:

Introdução: A necessidade de abordar questões de diversidade cultural e étnica na educação das profissoes de saude tem sido sugerido como um meio para melhorar a qualidade e reduzir as disparidades na assitencia à saúde.

Metodologia: Em 2016, foi implantada a disciplina  “Competência Cultural na Atenção à Saúde da Mulher Quilombola”, como componente optativo para os cursos da area da saúde da UFRN. Os discentes participaram de equipe multidisciplinar no desenvolvimento de ações voltadas para a atenção pré-natal na comunidade quilombola Capoeiras dos Negros, em Macaíba-RN

Resultados: A autopercepção dos estudantes acerca do desenvolvimento de competências culturais ao final da intervenção revelou que conhecer a situação de saúde da população quilombola e vivenciar o trabalho interprofissional podem ser estratégias efetivas para oportunizar o desenvolvimento de competências culturais na formação das profissoes de saúde.

Conclusão: Para formar profissionais de saúde hábeis em interagir eficazmente com populações etnicamente diversas, é fundamental que os estudantes tenham conhecimento dos processos que influenciam a saúde e vivenciem cuidados de saúde de minorias populacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIANA GOLDFARB CYRINO - UNESP
Interno - 1348383 - GEORGE DANTAS DE AZEVEDO
Presidente - 3242546 - REGINALDO ANTONIO DE OLIVEIRA FREITAS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 08/12/2017 10:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao